- Este tópico contém 18 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Ariel.
-
AutorPosts
-
-
13 de novembro de 2020 às 14:34 #6912
Guilherme Tucher
MestreFoi discutido que o movimento da pernada do nado de Peito tem uma diferença muito grande para o movimento da pernada dos outros nados formais. Por isso, então, mesmo os alunos que passaram por uma adequada AMA, podem apresentar algumas dificuldades na realização desse movimento. A partir dessas considerações, pensando em uma turma de iniciantes na aprendizagem do nado de Peito, você começaria o ensino da pernada do nado de Peito por meio de exercícios dentro ou fora da água? Justifique a sua resposta.
-
17 de fevereiro de 2021 às 18:26 #9395
Natasha Mattos
ParticipantePensando na questão procedimental da pernada do nado de peito, o método de aprendizagem para uma turma iniciante começaria com exercícios fora da água, tendo em vista as diferenças gestuais e rítmicas da pernada do nado de peito comparada aos outros nados formais. O nado de peito é ventral, descontínuo, simultâneo e ocorre no plano horizontal. O posicionamento gestual das pernas pode gerar estranheza, assemelhando-se a saltar para frente, o que pode gerar dificuldade na realização do movimento, por isso, começar com exercícios fora da água contribuiria a dar mais clareza e familiaridade ao aluno para realizar o movimento da pernada progredindo para então realizá-lo dentro da água.
-
18 de fevereiro de 2021 às 16:04 #9457
Guilherme Tucher
MestreOlá, Natasha. Mas qual seria o argumento para começar o ensino da pernada fora da água?
-
-
24 de fevereiro de 2021 às 20:09 #9676
Géssica Paula da Silva
ParticipantePensando em uma turma de iniciantes, eu iniciaria o ensino da pernada do nado de peito dentro da água, para que pudesse avaliar a maneira como o aluno realiza o movimento e para que ele pudesse experimentar a diferença da realização da pernada de peito em relação a pernada dos outros nados. Dessa forma, tentaria corrigir os erros de movimento por meio de demonstrações gestuais e correções orais. Caso isso não fosse suficiente para que o aluno conseguisse realizar o movimento da pernada corretamente, realizaria o ensino da pernada por meio de exercícios fora da água para que ele conseguisse visualizar o movimento que está fazendo, guardar uma memória do movimento realizado fora d’água e consiga reproduzir dentro da água.
-
25 de fevereiro de 2021 às 14:19 #9726
Guilherme Tucher
MestreMuito bom!
-
28 de fevereiro de 2021 às 17:40 #9799
Rafaela Schubach
ParticipanteConcordo com a Géssica. Eu também optaria por começar com exercícios dentro da água porque os alunos já estariam no meio correto de execução. Feito isso, se houvesse erros recorrentes eu consideraria executar exercícios fora da água a fim de que o aluno compreendesse o movimento isolado que está errado, e que a partir disso, ele fixe a memória do movimento.
-
1 de março de 2021 às 14:09 #9866
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
-
-
-
28 de fevereiro de 2021 às 11:34 #9791
Carlos Eduardo Ribeiro Duarte
ParticipanteNo caso de os alunos serem iniciantes, o ensino da pernada de nado peito, começaria fora da água, pois, os alunos não teriam uma preparação adequada a médio e longo prazo para que a pernada possa vir a ser executada da melhor maneira possível.
-
1 de março de 2021 às 13:51 #9857
Guilherme Tucher
MestreMas a etapa da AMA não deveria ser considerada?
-
5 de março de 2021 às 16:30 #10081
Carlos Eduardo Ribeiro Duarte
ParticipanteSim, a AMA deveria ser considerada.
-
-
-
1 de março de 2021 às 11:34 #9837
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteNa fase inicial eu começaria o ensino da pernada do nado peito dentro da agua,pois assim o aluno teria como percerber os movimentos chaves da pernada que é bem diferente dos nados crawl e costas,e se o aluno apresentar alguma dificuldade eu iria propor exercicios fora da agua para que ele conseguisse visualizar o que está fazendo gerando assim uma memória do movimento que ele está executando.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
Alexandre de Almeida Junior.
-
1 de março de 2021 às 13:52 #9858
Guilherme Tucher
MestreBeleza!
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
-
1 de março de 2021 às 16:42 #9880
Ariel
ParticipanteEu começaria com os alunos dentro da água. Depois de passadas instruções orais sobre os movimentos que precisam ser executados é interessante que os alunos façam esses movimentos dentro da água para que o professor possa identificar quais são os erros e os acertos dos alunos já no meio em que os movimentos são necessários, caso haja necessidade mediante a uma extrema dificuldade do aluno, tentar explicar com educativos fora da água, caso não aja, propor os educativos necessários para que o aluno melhore o seu gesto técnico. Minha opinião é a de que já passar os exercícios no meio aquático ajuda a identificar virtudes e dificuldades com maior precisão
-
1 de março de 2021 às 22:16 #9903
Micaela Alves da Paz
ParticipanteConcordo com você, Ariel! Também iniciaria no meio aquático e isso seria muito bom para identificar as qualidades e dificuldades dos alunos.
-
-
1 de março de 2021 às 22:17 #9904
Micaela Alves da Paz
ParticipanteA água é o ambiente principal de aprendizagem para os meus alunos, então independentemente da forma como AMA foi realizada, acredito ser muito importante que eles iniciem, ou seja, experimentem o movimento da pernada dentro da água, justamente para perceber as diferenças de posicionamento corporal e como a interação do corpo deles com água muda (em relação aos outros nados). Os exercícios fora da água seriam uma ferramenta extra, ou seja, utilizada apenas caso os educativos propostos anteriormente e a orientação do professor dentro da água não sejam suficientes para que o aluno compreenda e consiga realizar o movimento.
-
1 de março de 2021 às 22:31 #9907
Pamella Carolinne de Lima Coutinho
ParticipanteComeçaria com os alunos dentro da água, pois mesmo que houvesse dificuldades para a prática da pernada do nado peito, eles já estariam bem adaptados ao ambiente aquático e não apresentariam medo para realizar os educativos, também seria uma forma de visualizar a habilidade de cada um neste nado. Pensaria na utilização de materiais flutuantes para dar mais segurança aos alunos para a realização da tarefa. Porém também é válido e necessário uma demonstração gestual fora da piscina para que os alunos consigam entender melhor cada fase da pernada do nado peito.
-
1 de março de 2021 às 23:00 #9917
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteComecaria fora da agua para observar o movimento do aluno e ajustá_lo antes de ele entrar na água para que ele pudesse ter uma ideia melhor sobre o movimento. Depois disso iria introduzi-los na água com algum material flutuante como um prancha por exemplo para que ele pudesse ppraticar o movimento efetivamente. E caso não conseguisse pela dificuldade,por não se tratar de um movimento natural poderia cutilizar o pé de pato específico para o nado de peito.
-
2 de março de 2021 às 18:45 #9937
Guilherme Tucher
MestreExcelente, pessoal.
Tuany, a sua proposta não está errada, ok? Mas acho que vale a pena primeiro a experimentação na água. Mas cada caso é um caso.
Você conhece a nadadeira específica para o nado Peito?
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here