- Este tópico contém 39 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
13 de novembro de 2020 às 14:05 #6870
Guilherme Tucher
MestreApresente um dos pontos positivos das Concepções Global ou Analítica e discuta a sua aplicabilidade ao nosso contexto atual de ensino da natação.
-
9 de dezembro de 2020 às 18:16 #7686
Natasha Mattos
ParticipanteA Concepção Global tem como ponto positivo o nado aplicado as necessidades e circunstâncias do sujeito, além de propiciar a ambientação no meio aquático. Pensado no ensino da natação se mostra bastante relevante, pois seu praticante vivenciará outros estímulos, sensações e aprendizado (não sistematizado) na água. Podendo estimular o encorajamento dos alunos.
-
11 de dezembro de 2020 às 10:04 #7772
Guilherme Tucher
MestreNatasha, mas a Concepção Global não é caracterizado por uma auto-aprendizagem?
Como que “Pensado no ensino da natação“, ela pode ser mostrar relevante?
O que você acha, Géssica?
-
11 de dezembro de 2020 às 10:26 #7777
Natasha Mattos
ParticipanteAcredito que pelo entendimento prévio da “natação” visto na Concepção Global o indivíduo demonstrará mais facilidade e interesse podendo posteriormente ter contato ao ensino sistematizado de natação.
-
11 de dezembro de 2020 às 11:44 #7784
Guilherme Tucher
MestreEntendi, Natasha.
E como aconteceria essa experiência autônoma do aluno?
-
-
-
-
10 de dezembro de 2020 às 10:04 #7738
Géssica Paula da Silva
ParticipanteUm dos pontos positivos da concepção global é que o indivíduo aprendia a nadar em contato com a água, porém não existia uma pedagogia por trás dessa aprendizagem, ela era feita devido necessidades da época, como alimentação e fuga.
No contexto atual de ensino da natação, a aprendizagem também é feita na água. Proporcionando ao aluno uma adaptação ao meio aquático, visando gerar nele uma confiança e autonomia em relação a água para, posteriormente, serem ensinados os estilos de nados formais. Além disso, a aprendizagem da natação é realizada de forma pedagógica e racionalizada, com toda uma sistematização do processo de ensino por um professor que avalia as necessidades individuais de cada aluno, visando sempre melhorar as suas experiências com a natação e, assim, atingir melhores resultados.-
11 de dezembro de 2020 às 10:07 #7773
Guilherme Tucher
MestreOi, Géssica.
O que você escreveu está correto, mas ainda não ficou claro para mim “o ponto positivo da Concepções Global e a sua aplicabilidade ao nosso contexto atual de ensino da natação“.
-
-
11 de dezembro de 2020 às 12:48 #7791
Natasha Mattos
ParticipanteO professor poderia destinar um tempo das aulas para o nado livre, onde os alunos pudessem deslocar livremente no meio aquático.
-
13 de dezembro de 2020 às 11:28 #7849
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Natasha.
A criança poderia ter essas experiências sozinhas, somente sob a supervisão dos pais?
-
-
11 de dezembro de 2020 às 13:58 #7792
Géssica Paula da Silva
ParticipanteUm dos pontos positivos da concepção global é que existia um grande interesse do indivíduo em relação a aprender nadar. Como era um processo de auto-aprendizagem, quanto mais ele se dedicasse, melhor ele iria nadar. No contexto atual de ensino, esse empenho do aluno é muito importante para o processo de aprendizagem, pois a dedicação do aluno vai influenciar nos resultados esperados pelo professor.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 4 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 4 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 4 meses atrás por
-
11 de dezembro de 2020 às 14:17 #7795
Géssica Paula da Silva
ParticipanteProfessor, acredito que como a aprendizagem se da pelas experiências que o indivíduo tem, a auto-aprendizagem da natação, pode ser benéfica para o aluno em função dele já ter uma experiência de contato com a água, por mais que ele não saiba os nados formais, ele já vai ter uma confiança e autonomia no ambiente aquático.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 4 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
-
13 de dezembro de 2020 às 11:31 #7850
Guilherme Tucher
MestreGéssica, mas vamos imaginar o contexto no qual a concepção global ocorreu – que não é o nosso momento.
O objetivo não era ensinar alguém a nadar Crawl, Costas, Peito e Borboleta. As pessoas tinham contato com a água sem ter experiência prévia. Faziam isso por necessidade (muitas vezes de sobrevivência), não por interesse.
-
13 de dezembro de 2020 às 14:53 #7858
Natasha Mattos
ParticipanteAcredito que sim! Mas os pais devem se atentar na segurança de seus filhos.
Por outro lado, pensando numa perspectiva de uma possível continuidade para o ensino sistemático da natação, seria interessante o auxílio de um professor (a) de natação. Desse modo, o saber prévio da criança somaria ao saber sistemático nas aulas.-
16 de dezembro de 2020 às 19:34 #7942
Guilherme Tucher
MestreSim, Natasha.
E estamos falando de uma concepção de ensino de uma época na qual não se tinha a intenção de ensinar a nadar. As pessoas aprendiam a ficar na água.
-
-
15 de dezembro de 2020 às 11:16 #7899
Géssica Paula da Silva
ParticipanteExato professor, o interesse que citei como ponto positivo foi no caso do indivíduo, na concepção global, estar sempre a buscando pelo processo de aprendizagem, ele tinha uma atitude ativa, porém isso era devido as necessidades da época, muitas vezes relacionadas a sobrevivência e condições do meio. Atualmente, o aluno é estimulado a buscar pelo processo de aprendizagem por meio das diversas experiências que o professor proporcione a ele, não corrigindo apenas erros de movimentos, mas sim orientando o aluno a percebê-los para que o próprio aluno tenha um papel ativo durante a aprendizagem.
-
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 4 meses atrás por
-
13 de dezembro de 2020 às 21:12 #7860
Victor Hugo Vieira Ribeiro Alves
ParticipanteUm ponto positivo da concepção analítica é a utilização de educativos do mais fácil ao mais difícil para gerar a aprendizagem. Apesar de, no momento do ensino pela concepção analítica, o aluno não ter tanto contato com o meio aquático, atualmente também nos utilizamos de educativos para o aprendizado e correção de pontos específicos nos nados formais.
-
16 de dezembro de 2020 às 19:45 #7944
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Victor. Esse entendimento de ordenação pedagógica do ensino continuou na Concepção Moderna Sintética.
-
28 de dezembro de 2020 às 12:33 #8058
Géssica Paula da Silva
ParticipanteExatamente, Victor, também havia uma progressão nos níveis de dificuldades dos movimentos, pois na concepção analítica era entendido que os movimentos mais simples deveriam ser ensinados primeiro aos alunos.
-
28 de dezembro de 2020 às 14:14 #8070
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Géssica! 👍🏼
-
-
-
16 de dezembro de 2020 às 19:37 #7943
Guilherme Tucher
MestreIsso ai, Géssica.
Precisamos entender que se trata de uma concepção de ensino não de um método. A proposta é caracterizar como os indivíduos tinham contato com a água naquela época. Podemos pensar no início do século XX e anteriormente.
-
21 de dezembro de 2020 às 9:46 #7995
Pamella Carolinne de Lima Coutinho
ParticipanteUm ponto positivo da concepção global se dá pelo contato do indivíduo com o meio aquático, podendo já se familiarizar com a água e desenvolver melhor suas habilidades. Na concepção analítica o fato de ter um instrutor para auxiliar a aprendizagem é muito importante, porém o pouco contato com o meio aquático foi um dificultador. Nos dias atuais percebemos alguns pontos dessas concepções, onde o aluno desde o início já é instruído a ter contato com a água para facilitar sua aprendizagem porém com aplicações e orientações pedagógicas de um professor.
-
21 de dezembro de 2020 às 11:36 #7996
Ariel
ParticipanteDois pontos positivos da concepção analítica são a presença do professor que como o mestre Tucher pontua no vídeo é um facilitador para que o aluno aprenda de maneira mais fácil, aplicabilidade extremamente necessária nos dias atuais. Um outro ponto positivo que eu gostaria de colocar, é a sistematização de dificuldades que representa uma progressão do aluno, também extremamente necessária e utilizada nos dias atuais.
-
21 de dezembro de 2020 às 13:27 #7997
Guilherme Tucher
MestrePâmella e Ariel, é isso mesmo. Parabéns. Vamos em frente!
Pessoal, lembrem-se de fazer comentários/considerações as respostas dos colegas.
-
2 de janeiro de 2021 às 11:58 #8130
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteUm dois pontos positivos da concepção de Ensino Global é que o individuo aprendia pelas próprias experiencias na água,requerendo do aluno uma atitude mais ativa com relação a busca pelo aprendizado.
Essa concepção nos dias atuais poderia ajudar o professor no processo inicial de ensino da natação servindo como uma ferramenta de adaptação dos alunos ao meio aquático.-
4 de janeiro de 2021 às 8:58 #8197
Guilherme Tucher
MestreAlexandre, e como essa proposta aconteceria nos dias atuais?
Como seria, pessoal?
-
7 de janeiro de 2021 às 19:58 #8346
Micaela Alves da Paz
ParticipanteConcordo com o Alexandre que uma atitude mais ativa do aluno como havia antigamente pode ajudar nos dias atuais. Acontece que essa atitude ativa derivava do instinto, da necessidade de sobrevivência, da cultura em que as pessoas estavam inseridas. Acredito que atualmente para colocar essa proposta de alunos ativos, o professor precisa saber quem é o seu aluno. Assim, será capaz de direcionar as atividades de aula de forma a atribuir sentido e significado, ou seja, cativar a atenção do aluno mantendo-o interessado e consequentemente, ativo. Por exemplo, quando pensamos em crianças, sabemos que elas gostam de se divertir. Então por meio de brincadeiras e atividades lúdicas é possível cativá-las e torná-las mais ativas em relação à água e também à aula.
-
-
6 de janeiro de 2021 às 12:17 #8274
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteProfessor Guilherme,acredito que o professor antes de iniciar o ensino das técnicas ele deve fazer fazer com que seus alunos tenham experiências gerais com diferentes utilizações corporais dentro da água,assim gastando mais tempo nesse processo inicial fide adaptação do aluno ao meio aquático o professor terá menos dificuldades em ensinar as técnicas mais avançadas.
-
6 de janeiro de 2021 às 13:21 #8275
Tuany Baptista de Siqueira
Participanteconcordo com o alexandre. Eu acho que seria muito bom um periodo de adaptacão mais longo e ir deixando os alunos seguirem seus instintos naturais porque hoje em dia busca muito a execucao perfeita das tecnicas e desconsidera-se a capacidade natural do aluno. Porem de inÍcio o ideal, no meu ponto de vista seria deixá-lo ir se descobrindo no meio liquiso, sendo observado pelo professor o tempo todo.A nao ser casos nos quais a pessoa tem algum trauma especifico. E depois ir evoluindo aos poucos, respeitando tambem o ritmo/tempo do aluno
-
6 de janeiro de 2021 às 18:49 #8294
Guilherme Tucher
MestreAlexandre e Tuany, mas essa proposta caracteriza a Concepção Global?
Pâmella, você escreveu sobre essa concepção. O que você acha?
-
7 de janeiro de 2021 às 19:31 #8344
Micaela Alves da Paz
ParticipanteUm dos pontos positivos da concepção global foi que aprendia-se a nadar pelas experiências dos indivíduos nos mares, lagos e rios. Quando pensamos no contexto atual, onde por vezes a aprendizagem fica restrita a piscinas específicas, recordar que antigamente era possível aprender a nadar em rios, mares, e lagos(ambientes aquáticos diversos) faz com que o professor abra seu leque em relação ao espaço e ambiente de aula, já quem em diferentes ambientes aquáticos é possível proporcionar essas diversas experiências que os alunos precisam para que de fato ocorra um processo de aprendizagem. E isso que é interessante na sistematização do processo de aprendizagem, é poder olhar para trás, para as outras concepções, aproveitando os pontos positivos e modificando os negativos.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Micaela Alves da Paz.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
-
8 de janeiro de 2021 às 9:56 #8358
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Micaela. As crianças vão a aula de natação para brincar e se divertir. Deveríamos aproveitar desse “impulso natural” para ensinar alguma coisa.
Sobre a Concepção Global, lembrem-se que: as pessoas não queriam, necessariamente, aprender a nadar. Elas aprendiam pelo contato necessário com o ambiente aquático. E muito menos tinha alguém para ensinar.
-
8 de janeiro de 2021 às 19:10 #8365
Micaela Alves da Paz
ParticipanteEsse contato com a água (mesmo que por necessidade da época) era um ponto positivo da Concepção Global, principalmente se comparada ao início da Concepção Analítica. Em contra partida, a ausência do professor(e de método) era um dos pontos negativos dessa primeira concepção.
-
11 de janeiro de 2021 às 13:11 #8416
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Micaela. Chegamos a um acordo. 👏🏼👏🏼👏🏼
-
-
-
11 de janeiro de 2021 às 20:43 #8432
Alexandre de Almeida Junior
ParticipanteProfessor acredito que a proposta por mim e pela Tuany apresentada caracteriza a concepção global de ensino pois nessa ela se caracteriza pela aprendizagem por meio da tentativa e erro,aprendizagem pelas próprias experiências na água.
Podemos ainda destacar alguns pontos positivos para a utilização dessa concepção nos dias atuais:
Trabalho no meio aquático
Atitude ativa do aluno
Respeito dos imperativos psicológicos e biológicos
Nado adaptado as necessidades e circunstâncias.
Assim juntando as partes positivas dessa concepção com a juntamente com a concepção Analítica e a Moderna teremos uma boa aprendizagem da Natação.-
11 de janeiro de 2021 às 23:22 #8437
Tuany Baptista de Siqueira
ParticipanteExatamente. acredito que seria uma forma de o aluno ser mais ativo porém com objetivos claros seguindo a orientação do professor. mas nao seria uma forma tão “engessada”
-
-
14 de janeiro de 2021 às 16:30 #8475
Guilherme Tucher
MestreAlexandre e Tuany, boas conclusões. De forma bem grosseira podemos dizer que: pontos positivos da Global + pontos positivos da Analítica = Concepção Moderna.
-
16 de janeiro de 2021 às 18:13 #8503
sidneysales
ParticipanteA concepção Moderna seria os pontos positivos da Global + os pontos positivos da Analítica como bem descreveu o mestre Tucher. Porém, nota-se uma mudança de comportamento dos pais em relação aos métodos de aprendizado, cada vez mais os responsáveis das crianças querem por finalidade da natação o desenvolvimento corporal , estrutural de seus filhos deixando em segundo plano a natação propriamente dita.
-
19 de janeiro de 2021 às 11:53 #8630
Guilherme Tucher
MestreSim, Sidney.
O entendimento do “saber nadar” se modificou e isso influenciou o que é ensinado.
-
-
24 de fevereiro de 2021 às 17:34 #9671
Carlos Eduardo Ribeiro Duarte
ParticipanteUm dos pontos positivos da Concepção Global é o respeito as características do aluno, e isso deve ser levado em consideração pelo professor durante uma aula de natação, para que o aluno possa, primeiro, apender a nadar, e ,só depois aprender a técnica dos nados formais da Natação.
-
25 de fevereiro de 2021 às 14:15 #9724
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Kadu! Vamos lá, participe dos fóruns!
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here