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Guilherme Tucher.
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10 de novembro de 2020 às 20:51 #6507
Guilherme Tucher
MestreComo o reconhecimento da existência dos níveis de conhecimento procedimental, conceitual e atitudinal pode ajudar o professor a conduzir uma melhor aula?
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Guilherme Tucher.
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4 de janeiro de 2021 às 14:48 #8216
Marcus Vinicius Peres
ParticipanteAcredito que sejam importantes para direcionar quais os objetivos que se têm com determinada aula ou período do aprendizado. O professor, reconhecendo que existem esses três tipos de conhecimento, consegue planejar e organizar melhor suas aulas e depender menos do “currículo oculto”, ou seja, ficar menos dependente de situações que não estavam planejadas, conseguindo assim conduzir suas aulas com menos adversidades e mais previsibilidade por parte dele. Além disso, esses três tipos de conhecimento são importantes tanto para o aluno quanto para o professor, pois a longo prazo, pode-se ter noção de ter alcançado ou não os objetivos planejados para esses conhecimentos.
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4 de janeiro de 2021 às 20:00 #8229
Alexandre Lopes de Souza
ParticipanteVocê só consegue planejar algo para estes três níveis, a partir do momento que você sabe da existência. Então, o planejamento e o desenvolvimento dessas valências nos alunos, depende do conhecimento do professor.
É claro que mesmo que o professor não conheça, os alunos vão adquirir conhecimento em todas as esferas, mas como já aprendemos, o aprendizado e os objetivos devem ser alcançados não de maneira acidental, e sim proposital. Ademais, você consegue ter uma progressão pedagógica lógica e otimiza ainda mais o aprendizado.
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4 de janeiro de 2021 às 20:40 #8233
Lais Alves
ParticipanteQuando o professor se coloca no lugar do aluno e pensa “o que eu preciso saber”, “o que eu preciso saber fazer” e “como devo ser/me comportar”, facilita bastante para que o planejamento seja condizente com aquilo que o professor deseja trabalhar e espera do aluno, para a criação de avaliações bem elaboradas e aplicadas com eficiência. Portanto, o reconhecimento desses níveis de conhecimento é crucial para que um trabalho tenha resultados de qualidade de acordo com aquilo que se espera.
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4 de janeiro de 2021 às 21:38 #8234
eduardo
ParticipanteNo meu entendimento, a dilatação dessas formas de conhecimento, dão maior amplitude ao conteúdo, dando um entendimento teórico e prático, tornando capaz daquele que aprende também poder ensinar, uma vez que ele sabe o que faz e como se faz, além disso creio que seja importante para despertar um senso critico nos alunos que podem avaliar o desempenho seu e do professor, sabendo se os objetivos foram alcançados.
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6 de janeiro de 2021 às 16:35 #8278
Guilherme Tucher
MestreOrgulhoso das respostas!
🤩🤩🤩
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6 de janeiro de 2021 às 18:33 #8289
Rafael Lecce
ParticipanteAcredito que o reconhecimento desse mecanismo seja vantajoso para ambos os lados, tanto para o professor como para o aluno. Para o professor esses níveis de conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal servem como “receita” para suas aulas, planejando o que deve ser ensinado, como deve ser aplicado e o comportamento que deve ser adotado em sua aula. Para o aluno, uma aula ministrada dessa forma pelo professor facilita o entendimento, muito por conta da organização que se dá na abordagem do ensino.
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6 de janeiro de 2021 às 18:53 #8296
Guilherme Tucher
MestreIsso aí, Rafael!
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7 de janeiro de 2021 às 23:25 #8349
Pedro Mello
ParticipantePara o professor é essencial que se reconheça os 3 níveis de conhecimento nas aulas de natação, em igual dimensão. O que é muito comum vermos é o professor de natação reconhecer apenas o primeiro nível: Procedimental. Isso ocorre porque isso diz sobre o domínio da execução dos movimentos. Para um professor que trabalha com isso e tem a rotina da técnica é o que ele mais domina. Porém enxergando a natação como um processo que não existe sem a relação professor-aluno, os outros níveis muitas vezes são esquecidos porque é justamente quando o aluno entra no processo. Pois ele não somente executa, mas percebe o próprio movimento e se corrige. Uma coisa é o aluno entender o que o professor quer que ele faça, outra é ele fazer e entender o porque o que ele fazia era errado, ou no que ele pode melhorar para que evolua. Isso denota que ele está no caminho para aprender com eficácia. Com isso, é inegável que isso afetará no terceiro nível: Atitudinal. Porque isso irá modificar a visão que o mesmo tem como aprendiz, perceberá que a natação não é somente uma repetição de movimentos, mas um conhecimento do que o próprio corpo pode fazer. Sendo assim, os 3 níveis de aprendizado são indissociáveis e inerentes a um bom ensino da natação.
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8 de janeiro de 2021 às 9:44 #8356
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Pedro. Gostei bastante das suas considerações.
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8 de janeiro de 2021 às 20:17 #8366
Helena Falcao Aguiar Barboza
ParticipanteTendo em seus conhecimentos da profissão os diferentes tipos de aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, o professor passa a ter um diferencial em suas aulas pois, desde o planejamento de curso e de aula (documentos essenciais para uma boa organização e visualização de objetivos, progressos e resultados) seu olhar está voltado para um ensino de forma ampla e abrangente, que atenda todas as 3 esferas no ensino do aluno. Dessa forma, o professor estará preocupado seu o aluno vai saber como fazer o movimento, mas também enriquecerá sua experiência mostrando para ele o porquê de se fazer aquilo daquele jeito demonstrado e não de outro (aumentando a confiança do aluno no professor e seu entendimento do exercício), além de englobar também valores, reflexões, ensinamentos e debates em suas aulas, tornando-as mais ricas. Dessa forma, a aula do professor se torna melhor porque não se resumirá em executar exercícios de educação física somente, mas também poderá abranger questões diversas, como: de física em um movimento de arremesso do basquete, de fisiologia humana ao abordar a sudorese e aumento da FC, de respeito (às regras, à diversidade, etc.), de história com a capoeira, entre muitos outros assuntos que o professor passa a entender que fazem parte do ensino da educação física quando se compreende os níveis procedimentais, conceituais e atitudinais.
Notando-se a natação mais especificamente, muitos dizem ser um esporte individual e mais solitário, mas na grande maioria das vezes o ingresso nesse esporte permite uma socialização em diversas esferas: com a turma em um nível mais básico, com colegas de equipe em um nível mais avançado, com colegas de outros nixos que você vá junto à piscina ou praia ou ensine a nadar… Os horizontes são infinitos e neles vemos o aluno trabalhando o que foi aprendido de forma conceitual, atitudinal e procedimental. -
9 de janeiro de 2021 às 22:15 #8384
Philippe Maciel de Carvalho
ParticipanteÉ essencial o domínio desses 3 níveis por parte do professor, tendo assim maior qualidade de ensino, uma melhor percepção e aproveitamento das dificuldades e dúvidas apresentadas e/ou ocultas pelos alunos, e pela questão de aprimorar uma possível avaliação de cada aula, visto que surgem situações diferentes, e com a organização dessas variáveis, a chance de trabalhar isso nas aulas futuras e do aluno reconhecer de fato um preparo e dedicação do professor, é exatamente maior. Também vale considerar a ideia de que com a ausência desse planejamento com os 3 níveis, a chance do professor se tornar refém das dificuldades que surgem, e dos alunos se entediarem com aulas muito parecidas, não se sintam desafiados, nem importantes. Contudo dificultaria a aprendizagem e desenvolvimento dos conteúdos, deixando o professor vulnerável a avaliações exteriores negativas de suas aulas, sejam por pais, donos de academia, ou terceiros.
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11 de janeiro de 2021 às 13:06 #8414
Guilherme Tucher
MestreHelena e Philippe, muito bom!
Esse é o caminho.
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13 de janeiro de 2021 às 21:39 #8456
Iordan Emanuel Ferreira Miranda
ParticipantePara além do que já foi muito bem colocado pelos colegas, eu acredito que o reconhecimento desses níveis por parte do professor pode tornar o processo muito mais rico e agradável. Tendo ciência desses aspectos, por exemplo, o professor é capaz de enxergar que, embora um dos focos principais de uma aula de educação física (independente da modalidade) seja os gestos motores (procedimental), a aquisição e o desenvolvimento dessas habilidades passam por conceitos, os quais fundamentam e facilitam a compressão por parte dos alunos. Além disso, o aspecto atitudinal acaba sendo um elemento indispensável dentro de todo esse processo, principalmente se considerarmos que a maioria das aulas de educação física é realizada de forma coletiva em que torna-se essencial um ambiente de ensino onde
os alunos saibam reconhecer e respeitar a relação professor-aluno, as individualidades e as limitações de seus pares. -
13 de janeiro de 2021 às 22:51 #8457
thaynamaia
ParticipanteO reconhecimento dos objetivos, ou níveis de conhecimento, atitudinal, conceitual e procedimental por parte dos professores e professoras enriquecem suas aulas, além de facilitar a organização dos conteúdos e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Esses conhecimentos e a forma como o professor os utiliza também abrem espaços para a discussão de assuntos que devem ser debatidos em todos os locais de aprendizagem, levando os alunos a refletirem sobre diversos aspectos presentes na sociedade, elevando o nível de suas aulas e o impacto das mesmas na vida dos alunos.E assim como o Iordan pontuou, esses conhecimentos introduzidos nas aulas, favorecem um ambiente de respeito e empatia.
No entanto, concordo com o Alexandre, quando ele diz que é preciso saber da existência desses conhecimentos para utilizá-los, e é possível observar a ausência desses conhecimentos em diversas aulas de diferentes disciplinas.
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14 de janeiro de 2021 às 16:56 #8483
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo. E fica até mais fácil do professor perceber o que ele ainda não sabe o suficiente para poder estudar.
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24 de janeiro de 2021 às 20:37 #8762
Rafael alves
ParticipanteAcredito que seja de suma importância. Na aula isso é exemplificado, pois a relação aluno-professor é muito importante, vai ser ela que vai ditar o nível de aprendizado do aluno. Tendo o atitudinal desenvolvido, creio que o conceitual e o procedimental se tornam algo mais simples de desenvolver. Como é mostrado na aula, deve-se mesclar entre uma explicação técnica e uma não técnica, para que o aluno aprenda e que o professor mostre ao mesmo, que tem conhecimento sobre o assunto abordado nas aulas.
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25 de janeiro de 2021 às 20:51 #8773
laismsouza
ParticipanteO reconhecimento dos níveis de tais conhecimentos poderá dar uma base para o professor montar o planejamento de suas aulas, bem como de que forma realizar a progressão do ensino, evitando que o professor “pule etapas” importantes para o aprendizado do aluno. Por exemplo, reconhecer os níveis de conhecimento conceitual possibilitarão que o aluno saiba TUDO aquilo que é necessário sobre o movimento para então realizá-lo, é uma preparação para a realização dos movimentos.
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26 de janeiro de 2021 às 10:20 #8794
Guilherme Tucher
MestreLegal, pessoal.
Outra provocação. Essas discussões estão sendo realizadas para o ensino da natação. Certo?
Mas vocês acham que se aplica ao ensino de qualquer esporte/modalidade?
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26 de janeiro de 2021 às 20:18 #8820
Andressa Moreira
ParticipanteAcredito que quando o professor reconhece a existência desses níveis de conhecimento e de fato busca aplicar em suas aulas, dificilmente ele cometerá o erro de enfatizar apenas um nível. Por exemplo, se o professor diminuir a ênfase em apenas um nível de conhecimento, seu trabalho se aproximará de uma perspectiva mais inclusiva, ampliando assim, a participação dos alunos nas aulas e, consequentemente diminuirá a chance de um aluno sentir-se desmotivado. Ao elaborar um plano de aula voltado para esses três níveis, o professor também terá uma responsabilidade com a individualidade de seus alunos, contribuindo para a melhor compreensão do mesmo sobre a turma.
Em minha opinião se aplica sim. Pois, como foi citado anteriormente, esses níveis são de suma importância para o ensino de aprendizagem dos indivíduos. Por exemplo, em uma escolinha de futebol os alunos precisam aprender a respeitar o time oponente, compreender uma jogada ensaiada e realizar a técnica do toque, do passe etc. Além disso, o professor tem a possibilidade de realizar um melhor planejamento para suas aulas.
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29 de janeiro de 2021 às 15:58 #8899
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Andressa. E essa discussão se aplica a qualquer área de aprendizagem.
Só uma questão. Não entendi essa parte: “Por exemplo, se o professor diminuir a ênfase em apenas um nível de conhecimento, seu trabalho se aproximará de uma perspectiva mais inclusiva, ampliando assim, a participação dos alunos nas aulas”.
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2 de fevereiro de 2021 às 23:47 #9034
Marcele Cataldo
ParticipanteAcredito que o reconhecimento da existência dos níveis de conhecimento atitudinal, procedimental e conceitual pode ajudar o professor a conduzir melhor uma aula. Isso porque, os níveis de conhecimento englobam valores, atitudes, normas, estratégias de aprendizagem, conhecimento de conteúdos, entre outros, que são capazes de ressignificar aulas, atividades e conteúdos fazendo com que o aluno seja capaz de levar os aprendizados para outros ambientes tornando o processo de ensino-aprendizagem da natação significativo.
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3 de fevereiro de 2021 às 11:15 #9058
Guilherme Tucher
MestreBeleza!
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12 de fevereiro de 2021 às 0:37 #9276
Felipe
ParticipanteSaber fazer, o que fazer/compreender e qual minha conduta diante disso? Os tópicos se referem aos objetivos procedimentais, conceituais e atitudinais. Por que de se utilizar tais objetivos? Um plano de aula, por exemplo, sem qualquer objetivo, é um plano de aula vago, onde tem aula só por ter aula, sem objetividade, sem utilidade. Se o aluno conseguiu fazer a atividade proposta (ou não), se o aluno conseguiu compreender do por que foi necessário tal atividade (ou não), e se o aluno conseguiu captar a mensagem e, por exemplo, incentiva um companheiro, se ele parece satisfeito, contente com a aula, feliz por seus colegas conseguirem atingir os objetivos. Tudo isso é parte integrante, também, de um bom planejamento, conforme discutido no fórum anterior, inclusive. Todos esses aspectos não são inerentes ao aluno exclusivamente, o professor é provocado e provocador de tais objetivos. Será que a conduta, a forma de agir, a maneira como expliquei foi adequada? O professor explica o que será feito na aula? Os alunos entenderam a explicação? O professor deve estar atento a reação dos alunos, como aborda, como justifica, se fazer de uma linguagem clara e, dependendo da idade e nível de aprendizagem, se lanças de outras estratégias, sem abrir mão de tais objetivos (procedimental, conceitual e atitudinal). Vale ressaltar, o feedback, mais uma vez, é fundamental nesse processo.
Concordo com o falado pelo colega Alexandre, os objetivos não são simplesmente “acidentes”, são planejados, discutidos e colocados em prática, o conhecimento disto pelo professor é parte integral para uma boa aula, com finalidade.-
12 de fevereiro de 2021 às 8:40 #9277
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Felipe.
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23 de fevereiro de 2021 às 13:43 #9625
Thiago Cruz Mattos de Jesus Brites
ParticipanteVejo como grande importância o domínio desses 3 níveis de conhecimento. Tradicionalmente, os professores dão muito enfoque na parte prática das aulas, mas a educação física em geral não deve se limitar a apenas isso, devemos ampliar os olhares para questões mais teóricas, mais socialização dos alunos, utilizar da mesma para acrescentar valores e éticas para melhorar todos como ser humano, tendo a certeza de que quando melhoramos um individuo para sociedade, temos obtenção de mais resultados até para parte física. É preciso compreender que antes da prática é necessário entender na teoria o porquê das coisas, posicionamento do corpo e etc. Claro que sendo feita uma descoberta guiada e entendendo melhor essas questões, terá resultado mais benéfico. Além de incentivar mais atitudes e valores para seus alunos, motivando-os a ser uma pessoa melhor faz grande diferença. A educação física é muita maior e pouco explorado perto do que pode ser.
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25 de fevereiro de 2021 às 12:11 #9711
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Thiago.
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24 de fevereiro de 2021 às 13:22 #9662
AmandaSilva
ParticipanteAcredito que os níveis tem devem ser compreendidos pelo professor na mesma intensidade. É muito comum ao professor se atentar sempre para o lado prático, afinal geralmente o professor da aula em vários lugares diferentes e fica o dia todo dando aulas, não conseguindo se atentar a detalhes. Nesse sentido acho que o diferencial de alguns profissionais que na verdade é essencial é se atentar aos níveis atitudinal e conceitual, entender como o aluno se comporta de acordo com diferentes estímulos, como ele compreende as informações e as assimila, qual a melhor maneira de passar cada tipo de instrução para que fique o mais clara possível, além de tentar sempre aprofundar as relações aluno x professor, criando uma maior confiança do aluno no professor, e essa relação vai permear toda a estrutura das aulas, afinal, se o aluno não confia em mim, como vai acreditar que o exercício que estou passando é o melhor para que alcance seu objetivo? Acredito que um importante fator que pode ser essencial para essa percepção homogênea de todos os níveis seja a elaboração dos planos de aula, possibilitando uma definição mais específica de cada objetivo. E sem sombra de dúvidas acredito que isso se aplica não somente à natação, mas também para outras modalidades, principalmente modalidades competitivas.
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AmandaSilva.
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25 de fevereiro de 2021 às 12:11 #9712
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Amanda!
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28 de fevereiro de 2021 às 23:04 #9805
Mariana Monteiro
ParticipanteReconhecendo a existência desses níveis é possível que o professor elabore de maneira mais completa um planejamento de suas aulas, o que as torna mais organizadas e mais distante de situações inesperadas. Além de facilitar a avaliação da turma quanto ao alcance dos objetivos previstos.
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1 de março de 2021 às 14:18 #9870
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
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1 de março de 2021 às 17:29 #9884
Guilherme Alvares Braz
ParticipanteO conhecimento aprofundado dos 3 níveis de conhecimento atitudinal, conceitual e procedimental é fundamental para que senta clareza do que deve ser alcançado com as aulas.
Se o professor tem maior clareza dos objetivos que devem ser alcançados, ele também terá maior convicção dos passos que precisam ser feitos para alcançar o objetivo final. Isso significa que o professor tem foco, que é um dos princípios mais importantes. Dessa forma, a longo prazo, pode-se ter consciência se os objetivos que foram planejados foram alcançados ou não.
É muito comum vermos professores reconhecendo apenas um nível de aprendizagem: o procedimental. Esta só diz sobre a aprendizagem de movimento. Porém é importante também ter clareza sobre os outros níveis de conhecimento.
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2 de março de 2021 às 0:06 #9925
Rafaella Alves
ParticipanteNós como profissionais de educação física estamos acostumados a olhar apenas o lado mecânico e técnico, mas estamos trabalhando e ensinando seres pensantes e qual o motivo de não trabalharmos outras formas que possam agregar no aprendizado do meu aluno, deixando que reproduzam apenas o movimento. Principalmente na natação que é muito iniciada na infância, assimilar o conhecimento tanto no objetivo conceitual, entender o porque de se estar fazendo aquele movimento ou como devo me portar durante aquele exercício são essenciais, assimilando ainda mais o objetivo final da aula.
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2 de março de 2021 às 18:51 #9940
Guilherme Tucher
MestreÉ isso aí!
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3 de março de 2021 às 19:47 #10020
Guilherme
ParticipanteOs níveis de conhecimento Atitudinal, Procedimental e Conceitual podem ajudar o professor a entender o nível dos alunos e a montar futuros planos de aula e planejamentos de curso. É importante reconhecer que não é apenas baseado nisso, porém ele também serve como um resumo da aula, para que o professor, ou um substituto, possa entender o objetivo da aula sem necessariamente saber cada detalhe do que ocorreu.
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5 de março de 2021 às 8:47 #10065
Guilherme Tucher
Mestreok
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