- Este tópico contém 39 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
7 de novembro de 2020 às 16:42 #6036
Guilherme Tucher
MestreApresente um dos pontos positivos das Concepções Global ou Analítica e discuta a sua aplicabilidade ao nosso contexto atual de ensino da natação.
-
9 de dezembro de 2020 às 8:37 #7589
Thamyres Felizardo
ParticipanteUm dos pontos positivos da concepção global é o respeito aos imperativos psicológicos e biológicos do aluno, porque como a principal característica dessa concepção é a autoaprendizagem,o aluno aprendendo sozinho e de acordo com as suas necessidades (alimentação, fuga), logo se ele não sentisse seguro ou confortável para fazer algum movimento, ele não iria realiza – ló. Pensando a aplicabilidade no contexto atual, nós como facilitadores desse processo de aprendizagem, devemos observar e respeitar as características do aluno e suas antigas experiências com natação para proporcionar uma melhor aprendizagem, e se o aluno não se sente seguro ou confortável realizando algum movimento, devemos respeitar e pensar em outras maneiras de passar o conteúdo e dar segurança para ele.
-
11 de dezembro de 2020 às 9:33 #7766
Guilherme Tucher
MestreThamyres e Francislayne, mas havendo essa intervenção do professor podemos dizer que ainda teremos a Concepção Global?
O que você acha, Larissa Andrade?
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 4 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
11 de dezembro de 2020 às 17:19 #7801
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteAcredito que não, pois com a intervenção que indicaram com referencias na concepção global, deixa de ser global. um exemplo talvez seria com crianças sem qualquer pretensão dos pais se interessasse de alguma forma pela natação, apenas com o contato de lazer com piscina, mare e ele sozinho desenvolveria aptidão por nadar e só depois a indicação do profissional para direciona-lo da melhor forma
-
13 de dezembro de 2020 às 11:09 #7844
Guilherme Tucher
MestreIsso aí, Larissa e Francislayne. Se houver a intervenção de um professor com a intenção de ensinar – não temos uma proposta da Concepção Global. Como a Larissa bem caracterizou, se uma criança vai ao clube e brinca por conta própria ela está aprendendo a partir dessa Concepção. Mesmo que não saiba.
-
-
12 de dezembro de 2020 às 16:33 #7820
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteRealmente, deixaria de ser global. Afinal, uma das características dela é o nado adaptado às necessidades e circunstâncias, é mais instinto e espontâneo.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 4 meses atrás por
-
-
9 de dezembro de 2020 às 10:50 #7636
Francislayne de Lima Neves
ParticipanteUm dos pontos posivitos da concepção global, é a atitude ativa do aluno, ocorrida pela necessidade do contato com a água. Visando o atual método de ensino, seria necessário um profissional qualificado para tirar o máximo de proveito das qualidades do aluno, o ajudando com educativos, para que assim ele atinja a melhor técnica.
-
9 de dezembro de 2020 às 17:28 #7684
Sávio Porto
ParticipanteUm dos pontos positivos da concepção analítica, é a utilização dos educativos para preparar o exercício mais difícil. Esses educativos se tornam um meio de preparação para os próximos níveis, que serão de um grau maior de dificuldade. No método atual de ensino, essa forma de aprendizado ocorreria de forma gradual, tendo o seu início nos movimentos mais simples, dentro da água, servindo como base de aprendizagem para os exercícios de uma maior dificuldade, em que o professor iria observar a evolução dos seus alunos. E sendo assim, o indivíduo que está se adaptando a natação terá menos dificuldade nos próximos passos, de acordo com a sua evolução, que é auxiliada pelo treinador.
-
9 de dezembro de 2020 às 18:19 #7687
Vitoria Alves
ParticipanteUma das qualidades da concepção analítica é o empenho em buscar o aperfeiçoamento e o aprimorar dos movimentos. Ainda que a denominação do que é nadar hoje e nessa concepção seja diferente, eles estavam buscando sempre novas alternativas seja dentro ou fora da água. Um exemplo claro como foi dado na aula é o fato de que eles não obtiveram muitos resultados positivos em ensinar os alunos de modo que eles ficassem com o corpo de forma vertical. Analisando a falta de resultados visto isso, buscaram trazer uma nova forma de movimento que trouxesse a mesma ideia mas que eles pudessem adquirir o saber do movimento, alcançarem outros objetivos, o que pode significar que os professores estavam em constante análise do que era feito, e não meramente mostrar os movimentos e independente de quem aprender ou não, seguir adiante. Fazendo com que eles se importassem com os alunos em um todo.
-
9 de dezembro de 2020 às 22:08 #7722
Matheusx22
ParticipanteO principal ponto da concepção global é que nela tira toda a ”necessidade” de métodos ou forma de aprendizagem, nela está contida a aplicação prática na natação, como forma de imitação de movimentos ou formas próprias de impulso sob a água, e com isso visando o atual modelo de ensino, necessita de um profissional qualificado para que extraia o melhor do aluno
-
11 de dezembro de 2020 às 9:44 #7771
Guilherme Tucher
MestreMatheusx22, o que você quer dizer com “nela está contida a aplicação prática na natação”?
-
-
10 de dezembro de 2020 às 16:41 #7757
Larissa Andrade da Silva
ParticipanteUm Tópico positivo da Concepção Analítica é a divisão das dificuldades do aluno, que os movimentos mais simples, seja ensinado primeiro e logo após aumente a dificuldade dos movimentos. Um exemplo claro disso, era os movimentos que primero era feito fora da água,e só depois era reproduzido na agua. É importante, essa função no contexto atual em fazer com que o aluno se adapte gradativamente ao movimentos com educativos e com a ajuda do Professores para que a sua interação no meio aquático melhore independente do objetivo final, seja ele os quatros estilos de nado ou não.
-
11 de dezembro de 2020 às 9:40 #7770
Guilherme Tucher
MestreLarissa, mas se entendermos do jeito que você explicou, por que foi proposta a Concepção Moderna Sintética?
O que você acha, Matheus?
-
-
11 de dezembro de 2020 às 9:38 #7769
Guilherme Tucher
MestreSávio e Vitória, mas a Concepção Analítica se preocupava com as particularidades dos alunos?
Mesmo com essa preocupação em fracionar os movimentos, para poder ensinar do mais fácil para o mais difícil, ela não pecava pelo “excesso”?
-
12 de dezembro de 2020 às 17:43 #7821
Sávio Porto
ParticipanteSim, essa concepção pecava pelo excesso e repetição dos movimentos, mecanizando o aluno. E em relação a preocupação com as particularidades dos alunos, isso não existia, pois os mesmos treinos eram passado para todos e sempre vai ter alunos que terão mais dificuldade do que os outros.
-
13 de dezembro de 2020 às 11:11 #7845
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Sávio. Muito bom! E você acredita que ainda existe um pouco dessa ideia de “mecanização do movimento”, não considerando as particularidades dos alunos?
-
-
-
13 de dezembro de 2020 às 21:48 #7862
Sávio Porto
ParticipanteSim, acredito que esse método ainda está um pouco presente.
-
16 de dezembro de 2020 às 19:17 #7937
Guilherme Tucher
MestreSávio, é por que isso não mudou?
-
-
14 de dezembro de 2020 às 9:41 #7869
Vitoria Alves
ParticipanteCom relação a particularidade não, inclusive a quantidade repetitiva de movimentos tornavam os alunos uma espécie de máquina, uma vez que repetiam o movimento em ritmo e várias vezes, fazendo com que á prática se tornasse um excesso.
-
14 de dezembro de 2020 às 13:52 #7875
Thamyres Felizardo
ParticipanteConcordo, porque pensando bem se há uma intervenção do professor, a concepção global perde a sua principal característica que é a autoaprendizagem.
-
16 de dezembro de 2020 às 19:18 #7938
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Thamyres.
-
-
14 de dezembro de 2020 às 16:49 #7883
Beatriz SantAnna
ParticipanteAcredito que um dos pontos positivos da concepção global está na atitude ativa do indivíduo, guiada por auto aprendizagem e em contato direto com a agua. Esse contato vai depender do momento histórico e do lugar que estamos falando. A necessidade do contato com a agua variava muito de um local para o outro e a boa adaptação com o meio aquático era resultado de muito tempo tempo de experiência na agua, que durante muito tempo foi explicada pelo instinto nato e espontâneo.
Acredito que a aplicabilidade dessa concepção atualmente estaria mais ligada a possibilidade da criação dos próprios meios de propulsão, partindo dos alunos. Acho que em um primeiro momento essa realização influenciaria de uma forma positiva na auto estima deles, uma vez que conseguiram sozinhos.-
16 de dezembro de 2020 às 19:30 #7941
Guilherme Tucher
MestreÉ isso ai, Beatriz.
E precisamos entender que estamos falando de uma Concepção de Ensino, não de um método.
-
-
15 de dezembro de 2020 às 14:11 #7901
Guilherme Bastos
ParticipanteUm dos pontos positivos da Concepção Global é o Trabalho do meio aquático, onde sua aprendizagem ocorre exclusivamente na água. Sua aplicabilidade no meio atual de ensino se deve ao ensino na água, onde o aluno com a intervenção de um professor já começa a aprender as técnicas de nado diretamente no meio aquático.
-
16 de dezembro de 2020 às 19:29 #7940
Guilherme Tucher
MestreThamyres, o que você acha da resposta do Guilherme Bastos:
“Um dos pontos positivos da Concepção Global é o Trabalho do meio aquático, onde sua aprendizagem ocorre exclusivamente na água. Sua aplicabilidade no meio atual de ensino se deve ao ensino na água, onde o aluno com a intervenção de um professor já começa a aprender as técnicas de nado diretamente no meio aquático”.
-
-
18 de dezembro de 2020 às 12:23 #7971
Thamyres Felizardo
ParticipanteAcho que o trabalho realizado em sua maioria no meio aquático é importante, mas não acho que a aprendizagem precisa ocorrer exclusivamente na água. Dependendo da idade e do nível de confiança que os alunos tem para estar na água, consigo realizar diversas atividades conceituais e procedimentais fora desse ambiente aquático, que podem ajudar nesse processo de aprendizagem. E, como foi dito anteriormente quando há intervenção do professor, deixa de ser concepção global.
-
20 de dezembro de 2020 às 15:07 #7983
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Thamyres. Por mais que seja uma aula de natação e entender que devemos privilegiar esse ambiente, tudo dependerá do nosso objetivo.
O que esperamos alcançar com essa aula? Só depois penso nos métodos e nos exercícios que serão utilizados.
-
-
28 de dezembro de 2020 às 22:42 #8078
Iracy Pontes
ParticipanteUm dos pontos principais da Concepção Analítica é que permite um melhor
planejamento do ensino da natação por conta da intervenção do professor.
Aplicado ao contexto atual seria possível que o professor pensasse em uma
metodologia adequada ao aluno e assim a reprodução do movimento fora d’água
ficaria mais “automatizada” na tentativa dentro d’água, embora o método de
reprodução do movimento não garanta que na água será perfeitmente executado
considerando as diferenças do ambiente.-
30 de dezembro de 2020 às 11:55 #8103
Guilherme Tucher
MestreOlá, Iracy.
Que bom que está participando.
Você fez a seguinte afirmação: “Um dos pontos principais da Concepção Analítica é que permite um melhor planejamento do ensino da natação por conta da intervenção do professor. Aplicado ao contexto atual seria possível que o professor pensasse em uma metodologia adequada ao aluno”
Veja os pontos que estão em negrito.
Questões:
1 – a presença do professor é significado de aula planejada?
2 – a concepção analítica se preocupava com as particularidades dos alunos?
-
-
2 de janeiro de 2021 às 14:47 #8132
Guilherme Amaral
ParticipanteUm dos pontos positivos da Concepçãoo Global é a atitude verdadeiramente ativa do aluno, pois já que não havia professor e o processo era de autoaprendizagem, essa aprendizagem viria das “tomadas de atitudes” dele mesmo, ou seja, o processo de aprendizagem se tornava mais interessante e evolucional, tendo assim, suas ações e atitudes com uma alta intensidade na atenção e vontade de se relacionar com o meio aquático. A sua aplicabilidade no contexto atual ela é interessante e aplicada para os alunos em seus primeiros contatos com o meio aquático, facilitando sua interação e sua aprendizagem no deslocamento e adaptação no meio aquático em que ele se encontra. Mas em questão de aprimoramento de diferentes nados e aprendizagem de técnicas novas, essa concepção possui um déficit alto.
-
4 de janeiro de 2021 às 9:10 #8198
Guilherme Tucher
MestreOlá, Guilherme Amaral. Até certo ponto me parece que você confundiu Concepção Global de ensino da natação com o Método Global.
O que vocês acham, pessoal?
-
5 de janeiro de 2021 às 11:53 #8246
Guilherme Amaral
ParticipanteVerdade professor, analisando novamente o conteúdo percebi que confundi o método global, que consiste em ensinar técnicas, apresentando todo o seu conjunto e que deve ser utilizado quando a habilidade e técnicas do aluno for de baixa complexidade, levando assim, em conta as necessidades e características individuais de cada aluno. Correto?!
-
6 de janeiro de 2021 às 17:25 #8288
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Guilherme. Esse é o ponto! 👏🏼👏🏼👏🏼
-
-
-
-
11 de janeiro de 2021 às 18:16 #8424
Rafael Adamczyk
ParticipanteUm dos pontos positivos da Concepção Analítica era a questão da progressão da dificuldade, ou seja, o fato de que se acreditava que o indivíduo deveria se habituar com os movimentos do nado aos poucos, sem pular etapas. Para isso, primeiro o aluno praticava exercícios fora da água utilizando equipamentos, para só depois ele começar a exercitar o nado dentro da água. Nos dias de hoje, essa ideia de aprender o nado primeiro fora da água não é muito utilizada, porém a ideia da progressão da dificuldade é muito importante, visto que devemos primeiro fazer com que o aluno se sinta seguro e confortável dentro do ambiente aquático, para aos poucos ele aprender as técnicas de nado e aperfeiçoar os movimentos.
-
11 de janeiro de 2021 às 18:17 #8425
Monique Souza
ParticipanteUm dos pontos positivos da concepção Analítica é a divisão das dificuldades dos alunos. Essa opção de aprendizagem possibilita ao aluno o conhecimento específico daquele exercício, o qual apresentou dificuldade. Além disso, o olhar analítico, ou seja, minucioso do professor para a dificuldade do aluno no determinado tipo de nado ou em algum movimento. Trazendo esse ponto positivo para o contexto atual de ensino da natação, a divisão nas dificuldades dos alunos e o método de trabalhar através de exercícios, traz a possibilidade de melhor desenvolvimento e aproveitamento do aluno por meio do exercício de educativos ou livre um melhor resultado para a aula.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Monique Souza.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
-
14 de janeiro de 2021 às 16:16 #8471
Guilherme Tucher
MestreRafael e Monique. Fico feliz em ver a participação de vocês.
-
28 de janeiro de 2021 às 0:02 #8842
Adryelen Siqueira de Sousa
ParticipanteUm dos pontos posivitos da concepção global é o nado adaptado às necessidades e circunstâncias. Pode ser considerada auto-aprendizagem, é algo mais espontâneo e não pedagógico. Sendo assim, diferente do modo atual de ensino que é um método pedagógico.
-
1 de fevereiro de 2021 às 10:38 #8946
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
-
-
15 de fevereiro de 2021 às 21:13 #9364
Manuelac
ParticipanteNa concepcão global,as pessoas aprendiam a nadar através da autoaprendizagem por causa da necessidade de alimentacão, confrontos, fugas, etc, e a água era um obstáculo a ser superado. As pessoas aprendiam a nadar através de tentativas e erros.
Hoje em dia com a concepcão moderna, a água continua sendo um dificultador, mas temos um facilitador que é o professor, para ajudar na adaptacão ao meio aquático para que as pessoas se sintam seguras e confortáveis, para fazerem qualquer movimento dentro da água.-
18 de fevereiro de 2021 às 14:19 #9432
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Manuela.
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here