- Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 3 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
5 de janeiro de 2022 às 16:05 #16201
Matheus Finizola
ParticipanteOlá professor, segue abaixo o link dos planos de aula.
Pedimos desculpas por não entregar dentro do prazo do dia 03.-
Este tópico foi modificado 3 anos, 3 meses atrás por
Matheus Finizola.
-
Este tópico foi modificado 3 anos, 3 meses atrás por
-
7 de janeiro de 2022 às 11:47 #16209
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Matheus.
O link para o plano de aula está funcionando.Depois das considerações dos colegas eu farei as minhas.
abraços
-
9 de janeiro de 2022 às 21:53 #16237
Manuela Issa
ParticipanteConsiderações do grupo 2 para os planos de aula do grupo 1:
O plano de aula é um guia para auxiliar como a aula deve ocorrer e ser aproveitada da melhor maneira possível. Com isso, podemos observar que o plano de aula do grupo 1, está bem preciso e com o máximo de informações para que, por exemplo, algum substituto, caso precise, possa dar a aula.
Fora definido de forma precisa a unidade, tema, objetivos, método e as atividades, que são itens de extrema importância.
São dois nados “difíceis” para turmas iniciantes e que fora, ao meu ver, fundamental os cinco minutos iniciais para introduzir o tema. Entendo, porém, que a parte inicial poderia ter sido mais aproveitada, devendo ser mostrado e explicado o nado peito e todas as suas partes, junto com alguma atividade lúdica que remetesse ao tema. Pois, assim estaríamos introduzindo, de uma melhor forma, para a parte principal.
E acho importante ir desmembrando o nado, conforme fora colocado sobre o tema ser somente a braçada, pois como são iniciantes a ideia é de compreender o nado como um todo e todas as suas partes.
O segundo plano, em relação ao nado borboleta, posso dizer o mesmo que o primeiro, visto que é um nado difícil e deve ser desmembrado para melhor entendimento da turma iniciante. Sendo definido também de forma precisa a unidade, tema, objetivos, método e as atividades, que são itens de extrema importância.
O aquecimento, neste plano, fora bem colocado para que fosse introduzido o movimento de ondulação. Porém, acho que trazendo imagens (que dê para levar a piscina) poderia ser uma boa forma de introdução também.
A parte principal fora bem pensada, detalhada e escrita, sem observações a serem feitas.
E em relação aos dois planos, acho a ideia de abrir para conversa no final das aulas muito boa. Pois assim, os alunos se sentirão mais confiantes/confortáveis em expor sua dificuldades, por exemplo.
Sem esquecer que o plano sempre poderá estar sujeito a alterações e é bom alertar sobre isso conforme fora feito pelo grupo.-
10 de janeiro de 2022 às 16:52 #16238
Guilherme Tucher
MestreManuela, agradeço pelas considerações do grupo.
Matheus, veja as considerações e converse com o seu grupo.
Abaixo indicarei as minhas considerações.
-
-
10 de janeiro de 2022 às 17:14 #16239
Guilherme Tucher
MestreSobre o plano de aula do nado Peito:
Os alunos são classificados como iniciantes. Pela idade dos alunos, Unidade e Tema da aula, entendo que são iniciantes aos nados formais, não a natação.
Considerações sobre os objetivos:
Objetivo procedimental: precisa estar mais claro o que deve ser feito ao final da aula. O tema da aula é a braçada do nado Peito. Assim, entende-se que a pernada já pode ser sido ensinada. De qualquer maneira, a braçada do nado Peito pode ser realizada em conjunto com a pernada do nado Crawl. Além disso, a braçada pode ser realizada com o aluno andando pela piscina. Por isso, o que exatamente vocês querem que o aluno faça? Pensem sobre isso e refaçam o objetivo procedimental.Objetivo conceitual: qual fundamento? Sejam mais claros e específicos. Essa é apenas uma aula para ensinar a braçada do nado Peito. Quantas mais os alunos terão? Vocês não precisam ensinar tudo em apenas um dia. Minha sugestão é que pensem em um ou dois tópicos que seriam importantes dos alunos compreenderem para esse momento do planejamento de vocês.
Já no plano de aula propriamente dito, na Parte Inicial: vocês escreveram “conversar com os alunos sobre os temas que serão exercitados na aula”. Quais temas são esses? Escrevam. De qualquer maneira, o tema da aula não é apenas “braçada”? Foi o que vocês indicaram.
Na parte principal: Indicam que terá 25 min, mas indicam quatro atividades de 5 min. Os 5 min extras são para lidar com “eventualidades”? Na Atividade 3 os alunos andarão ou farão pernada? Na atividade 4, em função da movimentação natural do corpo durante o nado Peito, a utilização de um material flutuante nas pernas é uma boa opção (apenas para vocês pensarem).
Sobre o plano de aula do nado Borboleta:
Considerações sobre os objetivos:
Objetivo procedimental: melhorar o objetivo. Onde estarão as mãos? A pernada será na superfície ou no fundo?Objetivo atitudinal: a cooperação é com os colegas, com o professor ou com a atividade? Cooperamos, geralmente, com alguém – certo?
Plano de aula propriamente dito:
Esse plano de aula está com mais de 40 minutos de aula. Façam a soma. No geral, vejam as considerações que fiz para o nado de Peito. -
17 de janeiro de 2022 às 18:52 #16266
Matheus Finizola
ParticipanteOlá, professor. Segue abaixo os planos de aula do grupo 1 finalizados.
Abraço!
-
18 de janeiro de 2022 às 11:14 #16276
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Matheus!
Confirmo o recebimento dos planos de aula.
Lembrem-se que teremos atividade síncrona no próximo dia 24 de janeiro
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here