- Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
1 de fevereiro de 2021 às 17:47 #8989
-
8 de fevereiro de 2021 às 13:48 #9174
Guilherme Tucher
MestreOi, Helena. O grupo 4 tem até hoje para fazer as considerações no plano de aula de vocês.
A partir de amanhã passarei aqui para indicar as minhas considerações.
Obrigado pela avaliação realizada no trabalho do grupo 1.
abraços
-
8 de fevereiro de 2021 às 17:48 #9190
AmandaSilva
ParticipanteOi Helena. Achamos os planos do grupo muito bem elaborados, com os objetivos muito bem definidos.
Quanto ao 1° plano de aula, observamos que as atividades propostas são muito bem descritas. As músicas trazem maior ludicidade para a aula, o que é ótimo para a faixa etária indicada, porem devido a essa faixa etária consideramos que as atividades escorrega de boas vindas e passeio nas ilhas podem ser um pouco perigosas e poderiam ser melhor elaboradas.
Quanto ao 2° plano de aula, consideramos que o objetivo procedimental poderia ser menos abrangente, além de não considerarmos uma estratégia interessante colocar volta a calma ainda na parte inicial, devido a faixa etária da turma. E ainda consideramos que as atividades não cumprem totalmente o objetivo e tema da aula.-
9 de fevereiro de 2021 às 9:36 #9202
Guilherme Tucher
MestreAmanda, agradeço pelas considerações.
-
-
9 de fevereiro de 2021 às 9:53 #9203
Guilherme Tucher
MestreMinhas considerações para o primeiro plano de aula:
1 – indicou a semana de aula: ok!
2 – Tema da aula: me parece incoerente. Vejam só: são crianças de 2-3 anos na quarta semana de aula. Apneia e respiração são conteúdos geralmente ensinados no início do processo. Entretanto, Salto é um conteúdo ensinado no final do processo. Assim, por que estão juntos? Se fossem alunos mais velhos/mais avançados faria mais sentido. A questão não é se eles podem fazer atividades de salto. A questão é se eles precisam fazer atividades de salto.
3 – Sobre os objetivos: a intenção é pensar o que os alunos devem saber fazer ao final da aula?. Assim, para facilitar a vida do professor e a proposição das atividades, eles devem ser mais específicos, mais palpáveis. São objetivos para a aula e não para cada atividade. Assim, por exemplo, o objetivo procedimental “mergulhar o rosto na água sem medo” não está claro porque o “mergulhar o rosto na água” pode ser feito de diferentes maneiras, e eu não sei exatamente qual que você quer. Além disso, “sem medo” não é procedimental, mas atitudinal.
Levando isso em consideração, repensem os outros objetivos. Além disso, quanto mais objetivos forem propostos, mais “complexa” é a aula.4 – Vejam o campo avaliação: vocês só deveriam avaliar aquilo que foi ensinado. O que foi ensinado é dependente do objetivo da aula. Ou seja, você vai avaliar justamente se os objetivos foram alcançados. É um processo em “círculo” que começa pelo objetivo. Se errar o objetivo ou ele não for claro, todo o restante fica comprometido.
Minhas considerações para o segundo plano de aula:
1 – As considerações são praticamente as mesmas do plano de aula anterior (no que se refere aos objetivos). O objetivo procedimental, por exemplo, não é claro: “Bater as pernas de forma alternada em flexão plantar”. Minhas dúvidas seriam: mas por quantos metros?, na superfície ou no fundo? Rápido ou devagar? Como eles devem respirar?
2 – indiquem a referência bibliográfica corretamente.
-
19 de fevereiro de 2021 às 22:48 #9522
Lucas José Marques Cardoso
ParticipanteBoa noite, professor!
Primeiramente gostaria de me desculpar pelo atraso. Como os três integrantes do grupo estão com muitas disciplinas e tarefas, estamos dividindo as atividades e eu fiquei responsável por postar os planos alterados, mas eu estive na casa de meus avós durante o feriado e só voltei hoje, o erro foi meu e eu deveria ter planejado postar antes mas não me liguei ao fato de que ultrapassaria a data do prazo, e eu não tinha acesso a computador e internet onde eu estava. Peço perdão.
Seguem acima os links para os planos de aula modificados, e eu gostaria de fazer algumas observações:
Sobre os comentários da colega que avaliou, acreditamos que as atividades propostas para os bebês oferecem baixíssimo risco, uma vez que todos os professores se organizarão durante as atividades de modo a tornar todas as práticas seguras. Não especificamos em um primeiro momento essa questão, mas para ficar mais claro adicionei essa informação no canto de observações.
Quanto à volta calma para alunos da faixa etária de 7 a 10 anos, foi uma simples questão de realizar uma atividade mais tranquila para finalizar a aula, e além disso não sabemos o condicionamento dos alunos. Sabemos que essa é uma idade em que muitas crianças apresentam sobrepeso, então entendendo que as atividades de pernada (com alteração de intensidade, inclusive) além do deslocamento na piscina podem sim ser cansativas (não temos aqui conhecimento geral do condicionamento de todos os alunos, mas não podemos assumir de forma alguma que toda criança dessa faixa etária teria um “bom” condicionamento, acho que seria bastante equivocado) e portanto incluímos essa atividade para finalizar a aula.
Com relação aos comentários do professor, fiz todas as alterações que você pediu.
Com relação aos objetivos, acreditávamos que eles não deveriam conter especificações tão rígidas justamente porque no desenvolvimento citamos algumas das coisas que você pediu. No entanto, adicionamos as informações relevantes e tornamos os objetivos menos vagos, com mais informações a respeito do que queremos no que tange o PROCEDIMENTAL e adicionei também alguns itens nos campos atitudinais e conceituais de ambos os planos de aula.Sobre a avaliação, especifiquei a avaliação de acordo com o objetivo, mas não ficou claro se esse era um campo que precisava ser escrito. Ficou um pouco confuso, mas de qualquer forma redigi um pequeno resumo do que se espera de uma avaliação de ambas as aulas.
Referência bibliográfica corrigida no plano de aula 2.
E é isso! Mais uma vez peço perdão pelo atraso.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Lucas José Marques Cardoso.
-
22 de fevereiro de 2021 às 9:54 #9570
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Lucas. Confirmo o recebimento.
abraço
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here