- Este tópico contém 4 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 7 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
18 de setembro de 2020 às 19:48 #4823
-
19 de setembro de 2020 às 18:51 #4860
Gabriela Jade
ParticipanteOlá Paulo , eu gostei bastante do plano , penso que os exercícios são referentes ao que foi proposto , claro que sendo uma turma com um plano que aparenta ser bem iniciante mesmo confesso que ao ver a atividade de passar por dentro do bambolê me questionei se não seria muito difícil , já que pelos exercícios deduzi que os alunos ainda não sabiam mergulhar e talvez também não soubessem se deslocar em baixo da água , mas ao ver a idade sendo de 10 á 13 anos talvez só a força deles já fizesse ser possível esse deslocamento mesmo sem a vivência subaquática … Mas são apenas suposições rs , isso realmente me deixou em dúvida.
-
20 de setembro de 2020 às 21:06 #4874
brunabaca
ParticipanteBoa noite, Paulo. Primeiramente gostaria de fazer uma correção quanto ao tempo. Acredito que não podemos mudar a duração da aula, e vocês colocaram 30 minutos ao invés de 20min. E contando o tempo do inicio + principal + final resulta em 25min.
Em segundo gostaria de atentar para o objetivo atitudinal. Sinceramente não sei se estou fazendo uma crítica correta, porém acredito que o atitudinal seja o comportamento físico e psicológico que se espera do aluno, e o que vocês colocaram seria uma resposta fisiológica, algo que não dá para controlar no aluno.Em relação ao desenvolvimento, a parte inicial não ficou muito clara pra mim. Quem irá acionar o apito? Os alunos ou o professor? Acho que dá pra fazer uma correção quanto à escrita para não gerar dúvidas.
Na parte principal, concordo com a Gabriela, também estou na dúvida se não é uma atividade “avançada” já que o tema é descoberta do meio aquático. Mesmo sendo crianças de 10 a 13 anos, vale ressaltar que muitas crianças não têm o contato com a piscina antes da escola de natação. Sendo assim, há o risco de se embolarem no bambolê ao imergir, podendo até engolir ou inalar a água.
Por fim, discordo totalmente com a finalização da aula. Se o tema é descoberta do meio e respiração, isso implica que os alunos estão iniciando as aulas de natação, portanto não é coerente, e nem didaticamente favorável, que introduza atividades com salto, que é uma das últimas competências do AMA. -
21 de setembro de 2020 às 9:21 #4884
Lucas barreira
Participanteoii jade,tudo bom??
Em relação a sua suposição, vale ressaltar que alunos iniciantes não necessáriamente são alunos que não sabem absolutamete nenhuma ação dentro da agua, ao mesmo tempo que os alunos intermediários também possam não saber o nado crawl por exemplo.
Sendo assim o professor irá auxiliar da melhor maneira de acordo com cada aluno de forma individual.A ação de submergir e passar dentro do bambole possa ter diversas formas e maneiras de realizar,alternando a dificuldade, por exemplo o professor pode segurar o bambole metade para dentro e fora da agua e assim o aluno ira submergir muito pouco para passar,como também possa por um pouco mais fundo trazendo um pouco mais de dificuldade,como disse o professor irá administra isso individualmente.-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 7 meses atrás por
Lucas barreira.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 7 meses atrás por
-
21 de setembro de 2020 às 10:29 #4893
Guilherme Tucher
MestreMuito pertinentes as considerações da Gabriela e da Bruna. Essas discussões que levarão a efetiva aprendizagem.
Envio abaixo as minhas considerações:
1 – as informações apresentadas em OBSERVAÇÕES devem estar em outros lugares do plano de aula. A idade por estar junto da apresentação do Nível de Ensino ou Turma. Por exemplo: Turma: Nemo (10 a 13 anos).
2 – Não escreva “Centro Esportivo Miécimo da Silva” e “Adaptação ao Meio Aquático” em caixa alta.
3 – O objetivo procedimental proposto só contemplou a apneia voluntária. Entretanto, o tema da aula é Descoberta do Meio (visão subaquática, descontração facial e apneia voluntária) e respiração. Ou seja, Tema e Objetivo Procedimental devem estar coerentes.
4 – O objetivo conceitual não me parece coerente. São alunos de 10-13 anos aprendendo os primeiros conteúdos da AMA. Por essas características, se passa a ideia de que eles não sabem absolutamente nada. Assim, não faz sentido querer que eles entendam que “a técnica de apneia aquática melhora, consideravelmente, a capacidade….”. Eles não sabem nem prender o ar. Por que esse tipo e conhecimento ajudaria a entender o que deve ser feito ou mesmo seria importante para eles? Isso pode fazer sentido para um aluno que esteja aperfeiçoando ou treinando os nados competitivos. Nem mesmo para a aprendizagem dos nados faria sentido.
5 – Objetivo atitudinal: não está correto. Aqui você deve escrever o que espera desenvolver de comportamentos e atitudes. Se são alunos no início da AMA (independentemente da idade), possivelmente alguns deles terão medo e estarão inseguros na água. Vocês devem pensar nesse sentido.
6 – Não existe método EXPLICAÇÃO.
7 – só é possível avaliar a pertinência dos exercícios propostos depois que os objetivos estiverem corretos.
Lucas, o processo é esse. Siga em frente.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here