- Este tópico contém 13 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 7 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
19 de outubro de 2020 às 19:44 #5587
Guilherme Tucher
MestreBacana, João.
Obrigado por ter iniciado essa discussão.
-
20 de outubro de 2020 às 19:21 #5598
Tiago Martins
ParticipanteBoa noite!
A pernada do nado peito segue basicamente a sequencia a seguir:
-> Propulsão das pernas, que é o início do movimento (Para trás e para fora)
-> Movimento da perna para dentro, que é da extensão completa dos joelhos até a aproximação das pernas. (Ideal manter os pés sobrepostos, se possível)
-> Deslize, que é desde a parte final da união das pernas até o início da flexão dos joelhos (Momento o qual os membros superiores vão realizar o movimento de afastamento, agarre e aproximação dos braços)
-> Recuperação, que é o momento entre o deslize e a flexão completa dos joelhos.A ordem de aprendizagem dos fundamentos técnicos do nado peito muito se assemelha aos nados já apresentados que são:
Pernada e posição corporal;
Braçada e posição corporal;
Coordenação entre braçada e pernada;
Respiração específica;
Coordenação entre braçada, pernada e respiração específica;
Saída de bloco (com filipina); e
Virada e chegada. -
21 de outubro de 2020 às 10:11 #5599
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Tiago.
Você poderia propor um exercício para o ensino da pernada de Peito? -
21 de outubro de 2020 às 14:34 #5612
Tiago Martins
ParticipanteBoa tarde!
Eu acho que o nado utilitário, muito utilizado no meio militar seria uma boa forma de aprender/treinar a pernada do nado peito.
O nado consiste em se manter a todo tempo com a cabeça fora da água realizando a pernada do nado peito e a braçada do mesmo nado, porém curta à frente do corpo.
De acordo com a evolução do aluno a braçada poderá deixar de ser realizada mantendo as mãos à frente do corpo. -
21 de outubro de 2020 às 18:25 #5614
isabelabraga08
ParticipanteBoa tarde, basicamente o que o Tiago falou: propulsão das pernas, movimento da perna para dentro, deslize e a recuperação. De maneira prática: flexiona o joelho, pés para fora e chuta.
A ordem dos ensinamentos são:
pernada
braçada
coordenação de braço e perna
respiração específica
coordenação braço, perna e respiração específica
saída de bloco e filipina
virada e filipina
chegada -
22 de outubro de 2020 às 8:51 #5619
Guilherme Tucher
MestreLegal, Tiago. Essa é uma boa proposta para iniciação.
De qualquer maneira, em termos de técnica de natação para o Nado Peito, são duas propostas bem diferentes. -
22 de outubro de 2020 às 8:52 #5620
Guilherme Tucher
MestreIsabela, você acredita que o ensino da saída, da virada e da chegada precisam ser, necessariamente, os últimos conteúdos a serem ensinados?
Quais seriam outras propostas para o ensino desses conteúdos?
-
23 de outubro de 2020 às 12:20 #5624
isabelabraga08
ParticipanteBoa tarde, professor. Eu acredito que sim, pois o ideal é o ensinamento progressivo.
A saída pode ser ensinada através do deslize empurrando a borda dentro da água.
A virada pode ser ensinada com o aluno em pé na piscina e segurando na borda com intuito dele entender como funciona a movimentação do corpo.
A chegada pode ser ensinada com o aluno fazendo o nado em curtas distâncias pra entender o tempo e o posicionamento das mãos.
-
24 de outubro de 2020 às 6:05 #5658
Guilherme Tucher
MestreIsabela, não quero saber exatamente sobre exercícios, mas sobre a estrutura da organização do ensino.
O mais comum é ensinar esses fundamentos depois do aluno aprender o nado. Mas deve ser obrigatoriamente assim?
-
25 de outubro de 2020 às 18:56 #5670
Gabriela Jade
ParticipanteOlá , a pernada do nado peito é realizada lateralmente ,e a ordem de aprendizado dessa pernada é :
Propulsão das pernas
Movimento da perna para dentro
Deslize
Recuperação.
Um exercício para o inicio do aprendizado dessa pernada por exemplo poderia ser um desenho feito no chão onde o aluno deve se sentar percorrer o desenho com os calcanhares para ter uma noção de como ocorre o movimento na água . -
26 de outubro de 2020 às 11:47 #5674
Guilherme Tucher
MestreOi, Gabriela.
Você sugeriu esse exercício para o início da aprendizagem da pernada do nado Peito.O exercício é válido. Entretanto, minha questão é a seguinte:
1 – considerando as (múltiplas) diferenças entre o movimento que se espera realizar dentro da água para esse realizado fora da água, quando/em que condições você, exatamente, sugeriria a utilização desse exercício? -
4 de novembro de 2020 às 19:26 #5808
Gabriela Jade
ParticipanteHa sim , eu indicaria esse exercício para alunos que não tem ideia desse movimento , para a primeira aula sobre a pernada do nado peito, pois depois de um primeiro contato com esse movimento os outros que podem ser feitos na água serão muito mais interessantes pois possuem a resistência e são feitos com o posicionamento corporal mais próximo do que de fato será utilizado durante o nado peito.
-
6 de novembro de 2020 às 18:34 #5837
Guilherme Tucher
MestreLegal, Gabriela. Essa é uma possibilidade.
Seria, talvez, leviano da minha parte, indicar a obrigatoriedade da ordem de proposição dos conteúdos.
Acho válido considerarmos que tudo dependerá da necessidade do ensino.
abraço
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here