- Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 9 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
18 de julho de 2021 às 17:01 #13834
Lucasdd
ParticipanteBoa tarde, pessoal! Eu não sei se estou fazendo certo, mas de qualquer forma achei interessante discutir sobre essa situação, então…
Achei esse assunto abordado pelo professor bem interessante, quando estamos dando aulas aos nossos alunos estamos num ambiente completamente controlado, ainda mais quando os alunos são crianças e que, por conta desse controle, diminui muito as chances de fatalidades com afogamentos. Quem já trabalhou na área da natação sabe como as crianças vão testando os próprios limites e com isso se colocam em risco. Nas aulas de natação, com o professor e estagiário dando suporte a eles é pouco provável que aconteça um afogamento, mas o risco não se apresenta só na piscina onde o aluno prática a sua atividade de natação, esse risco pode se apresentar na piscina de um condomínio, numa praia, num lago, num rio e etc. Nestes locais o risco de uma fatalidade é ainda maior pelo fato destes ambientes não serem controlados. O que, na minha opinião, agrava essa situação, para crianças que praticam natação, é a confiança que elas tem em “saber nadar”, muitas vezes isso dá uma falsa sensação de segurança as crianças e aos próprios responsáveis dela. Já ouvi casos em que o próprio pai, brincando com a filha na piscina jogou a criança na água e a criança tomou um susto, entrou em desespero e começou a se afogar, por sorte ele acabou conseguindo resgatar a criança e ela ficou “bem”, mas ela acabou tomando um trauma e se recusava a participar das aulas de natação.
Particularmente eu acredito que esse tema deva ser tratado com frequência pelos professores com seus alunos e também com seus responsáveis, o professor precisa conversar que nadar num ambiente controlado de uma academia é bem diferente de nadar numa piscina de condomínio ou num lago. Ale´m disso, o professor precisa ter no seu plano de aula aulas com essa temática de sobrevivência, onde coloque seus alunos para praticar natação em situações adversas e que podem acabar acontecendo no dia a dia. Um exemplo de prática é a prática de natação com roupas como: Calças, blusas e tênis, dessa forma mostrando ao aluno a dificuldade que é nadar nessa condição e representando uma situação de “Queda acidental na piscina”. -
19 de julho de 2021 às 11:08 #13843
Guilherme Tucher
MestreMuito boas as suas considerações, Lucas.
E a partir de uma discussão que faremos na disciplina, ficará evidente que este conteúdo, por exemplo, não precisa/deve ser tratado somente de forma procedimental (saber fazer), mas também conceitual e atitudinal.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here