- Este tópico contém 24 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
19 de janeiro de 2021 às 12:22 #8633
Juliana Paiva de Moraes
Participante-
Este tópico foi modificado 4 anos, 3 meses atrás por
Juliana Paiva de Moraes.
-
Este tópico foi modificado 4 anos, 3 meses atrás por
-
19 de janeiro de 2021 às 12:29 #8635
-
28 de janeiro de 2021 às 16:03 #8862
José Augusto
ParticipanteOlá, Juliana. Tudo bem?
Parabéns pela ideia do projeto, está muito bacana!!!
Fiz alguns comentários e sugestões – embora eu não tenha conhecimento aprofundado sobre seu tema – e, caso julgue necessário, sugiro repensar algumas questões.
Estou à disposição caso queira trocar algumas ideias sobre seu projeto.
Abraços,José Augusto Malacarne.
-
29 de janeiro de 2021 às 16:51 #8915
Guilherme Tucher
MestreJuliana, as considerações do José Augusto para a sua questão problema são pertinentes. Mas ainda estou com uma dúvida!
O seu estudo me parece uma proposta quase-experimental… nesse sentido, qual é a melhor maneira de começar o texto da sua questão problema (e, consequentemente, do seu objetivo)?
Como usou “cardíacos e sarcopênicos”, entendo que são indivíduos com as duas características simultaneamente. Certo?
O que acha dessa proposta: Qual é o efeito de oito semanas de treinamento aeróbico OU da força muscular na massa muscular de indivíduos cardíacos e sarcopênicos?
Se você souber quem são os “indivíduos” pode mudar na questão problema.
-
30 de janeiro de 2021 às 19:37 #8933
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteOi José Augusto,
Muito obrigada pelas suas colocações, irei usa-las com certeza!
Obrigada pelas dicas 😉 -
30 de janeiro de 2021 às 19:41 #8934
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteOi Guilherme,
O estudo será quase experimental sim, e os indivíduos tem que apresentar esses dois critérios, mas não tinha pensado em quem são esses “indivíduos”, vou repensar isso.
Quanto a questão, essa foi minha primeira estrutura, porem como já falei com você, fiquei em duvida por causa das variáveis, mas agora entendi e vou reformular a pergunta.
Obrigada 😉-
1 de fevereiro de 2021 às 11:46 #8955
Guilherme Tucher
MestreJuliana, a questão dos “indivíduos” não é obrigatória. Mas se puder identificar que são jovens, idosos ou mulheres atletas fica interessante.
Beleza, vamos em frente. Esse é o objetivo. 👍🏼
-
-
2 de fevereiro de 2021 às 22:09 #9020
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteObrigada José e Guilherme.
Correções devidamente feitas!
Segue o novo link com titulo e introdução.https://www.dropbox.com/s/gib1ufm9pfvo5iq/Projeto%20de%20Pesquisa%20Juliana%20Paiva.docx?dl=0
-
18 de fevereiro de 2021 às 18:00 #9466
Izadoramoreira
ParticipanteOlá, Juliana. Tudo bem?
Parabéns pela sua pesquisa!Eu fiz as considerações diretamente no link que você deixou aqui.
De todo modo, segue o link
https://www.dropbox.com/s/gib1ufm9pfvo5iq/Projeto%20de%20Pesquisa%20Juliana%20Paiva.docx?dl=0Att,
Izadora -
18 de fevereiro de 2021 às 19:13 #9486
Guilherme Tucher
MestreObrigado pelas considerações Izadora.
Juliana, minha consideração para você será bem simples: leia o que você mesma escreveu. Tenho certeza que perceberá equívocos bobos na questão problema, objetivo e título.
-
19 de fevereiro de 2021 às 12:51 #9505
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteObrigada pelas considerações,
Vou revisar e ler atentamente para encontrar o meu erro 😉-
22 de fevereiro de 2021 às 9:18 #9557
Guilherme Tucher
Mestre😉
-
25 de fevereiro de 2021 às 11:45 #9699
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteOi Guilherme,
fiz as alterações na questão problema, como você sugeriu, mas fiquei com uma duvida… me pareceu que da maneira que eu modifiquei, meu estudo tornou-se comparativo.
estou certa, ou ainda existe algo que não estou conseguindo perceber?
-
-
-
25 de fevereiro de 2021 às 11:42 #9697
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteSegue o link com as minhas alterações e Materiais e Métodos.
https://www.dropbox.com/s/r8jpookuqjj396u/Projeto%20de%20Pesquisa%20Juliana%20Paiva.docx?dl=0-
25 de fevereiro de 2021 às 14:49 #9730
Guilherme Tucher
MestreJuliana, nos dois casos são estudos de comparação. Mas veja abaixo:
1 – Existe diferença entre X e Y
Esse é um estudo de comparação, mas realizado em um momento. Estudo agudo.2 – Qual é o efeito de X em Y.
Esse também é um estudo de comparação, mas querer um tempo para que X cause efeito em Y. Esse efeito pode ser causado em poucos minutos ou em muitos anos. Depende do estudo.O que não pode é fazermos as duas coisas: “Existe diferença no efeito”.
Minha sugestão seria: Qual é o efeito de oito semanas de treinamento da força muscular ou de treinamento aeróbico na massa muscular e na força muscular de idosos sarcopênicos e cardíacos?
Como está usando o OU, entendo que terá dois grupo de sujeitos – certo?
-
25 de fevereiro de 2021 às 21:08 #9751
Juliana Paiva de Moraes
Participantesim,
então vou corrigir.
Obrigada!-
1 de março de 2021 às 10:20 #9825
Guilherme Tucher
Mestreok
-
-
-
-
3 de março de 2021 às 23:53 #10032
Gustavo
ParticipanteOlá Juliana.
Segue o link com as minhas considerações.
Achei ótima e muito interessante a construção da ideia.
Estou à disposição para trocar qualquer ideia sobre seu trabalho.
Att.,
Gustavo Halmenschlager-
5 de março de 2021 às 10:22 #10070
Guilherme Tucher
MestreObrigado.
-
9 de março de 2021 às 11:14 #10113
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteOi Gustavo,
Muito obrigada pelas considerações,
vou aderir com certeza!
-
-
11 de março de 2021 às 22:58 #10766
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteCorreções feitas,
Segue o link com resumo e demais tópicos
https://www.dropbox.com/s/r8jpookuqjj396u/Projeto%20de%20Pesquisa%20Juliana%20Paiva.docx?dl=0 -
19 de março de 2021 às 19:53 #10998
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite Juliana!
Parabéns pela pesquisa!
Minha contribuição será colocando uma sugestão de nutricão.
Acredito ser bem relevante o objetivo de seu trabalho visto que a sarcopenia influencia na qualidade de vida dos idosos. Assim, acredito ser importante você enriquecer ainda mais seu trabalho adicionado na metodologia um questionário de frequência alimentar dos participantes, pois segundo alguns estudos atuais a porcentagem de proteína da alimentação diária do idoso pode influenciar na perda ou na manutenção de massa muscular dos mesmos.
Pensando nesse sentido, você poderá ser questionada futuramente se você avaliou ou teve conhecimento da alimentação desses idosos participantes.
Espero contribuir.
Forte abraço
Gisele Lemos-
23 de março de 2021 às 19:51 #11063
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteOlá Gisele,
Tinha abordado a parte nutricional somente como variável de controle, realmente não me atentei sobre a possibilidade de criar um tópico para abordar mais a fundo o assunto.
Agradeço a sua contribuição, com certeza irei detalhar um pouco mais sobre a parte nutricional, nem que seja apenas para controle.
Abraço,
Juliana Paiva
-
-
25 de março de 2021 às 22:23 #11110
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteSegue o projeto finalizado
https://www.dropbox.com/s/xrfibyp6fc3iz80/Projeto%20de%20Pesquisa%20Juliana%20Paiva.docx?dl=0
-
26 de março de 2021 às 8:40 #11113
Guilherme Tucher
Mestreok
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here