- Este tópico contém 9 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
1 de fevereiro de 2021 às 15:26 #8953
Guilherme
ParticipanteBoa tarde, gente. Seguem os planos de aula do grupo 5.
-
8 de fevereiro de 2021 às 13:46 #9172
Guilherme Tucher
MestreOi, Guilherme. O grupo 6 tem até hoje para fazer as considerações no plano de aula de vocês.
A partir de amanhã passarei aqui para indicar as minhas considerações.
Lembrem-se de avaliar o grupo 4.
abraços
-
8 de fevereiro de 2021 às 19:44 #9191
Iordan Emanuel Ferreira Miranda
ParticipantePlano “1” (data 25/03/2021)
Unidade: Aprendizagem do nado de peito
Tema: Coordenação de membros superiores e respiração.Boa noite, amigos do grupo 5.
Estou encaminhando as considerações do grupo 6 a respeito dos planos de aula formulados por vocês.Quanto aos objetivos, nós acreditamos que o objetivo procedimental proposto não está coerente com o tema. Talvez possa ter ocorrido algum engano nesse ponto. Além disso, sentimos falta dos objetivos conceituais e atitudinais, visto que os que foram apresentados são de natureza procedimental.
O método apresentado no plano foi o por “comando”, porém fica muito difícil visualizar de que forma essa abordagem será feita nos três momentos da aula, isso muito em função da falta de detalhamento das atividades propostas.A maneira como o plano foi formulado talvez seja o suficiente para que o professor que o formulou consiga aplicar na prática, porém dentro da proposta do projeto da escola de natação, fica complicado o entendimento da dinâmica da aula por parte de outros professores.
Para melhorar o plano, seria interessante, primeiramente, caracterizar os alunos, indicando a idade e o nível de aprendizagem. Após isso, corrigir a unidade de ensino, deixando de acordo com os exercícios propostos, visto que estes estão voltados para o nado de costas e não o de peito – como descrito no cabeçalho. Por fim, embora o plano de aula seja planejado com certa antecedência, na prática pode ser que haja necessidade de modificações em função da dinâmica e do andamento da aula. Por isso, é importante indicar, no final do planejamento na aula, que o plano está sujeito a possível modificações.
-
9 de fevereiro de 2021 às 9:24 #9200
Guilherme Tucher
MestreIordan, considerações pertinentes.
Guilherme, parece que houve algum engano pois Unidade X Tema X Objetivos X Atividades não parecem coerentes.
Lembre-se de indicar no plano de aula qual é o seu momento dentro do plano de curso.
-
-
8 de fevereiro de 2021 às 19:45 #9192
Iordan Emanuel Ferreira Miranda
ParticipantePlano “2” (data 27/07/2021)
UNIDADE: Aprimoramento dos nados
TEMA DA AULA: Propulsão da braçada e deslize no nado crawl;Inicialmente, nós gostaríamos de parabenizar o grupo pela elaboração do plano. É nítido que ele ficou mais elaborado que o primeiro. Entretanto, seguem algumas considerações.
Entendemos que o objetivo procedimental e o conceitual estão adequados, mas não concordamos com o objetivo atitudinal proposto por vocês. Talvez ele esteja mais relacionado com o conceitual do que o atitudinal.
Ficou evidente que as atividades que foram propostas estão diretamente ligadas com os objetivos definidos, mas nós achamos que a braçada poderia ser mais explorada ao longo das atividades. No aquecimento vocês pedem para que os alunos realizem o nado crawl na ida e volta de canguru. Nesse momento, já que a unidade de vocês é a “aprimoramento dos nados”, os alunos poderiam fazer ida e volta no nado crawl; ou até mesmo ir com o nado completo e retornar com apenas a braçada, ou apenas pernada. Esse canguru ficou um pouco aleatório nesse momento.
Já na parte principal, nós gostamos de todas as atividades que vocês propuseram, mas acrescentaríamos outras. Na atividade de competição, já que vocês pretendiam aumentar a eficiência da braçada de crawl, poderiam determinar um número de braçadas e descontar as braçadas excedentes do número total de cestas. Realizar atividades que estimulem a competitividade nesse sentido (corrida), não é o mais adequado quando se pretende o aperfeiçoamento de determinada técnica.
Na parte final, nós consideramos que o momento de discussão da aula é sempre oportuno para reflexões. Porém, talvez esse momento não seja o ideal para a introdução de uma atividade de polo, até porque foge um pouco do tema da aula de vocês.
Mais uma vez, parabéns pelo plano de aula do grupo.
-
9 de fevereiro de 2021 às 9:34 #9201
Guilherme Tucher
MestreMinhas considerações para o segundo plano de aula:
1 – Lembre-se de fazer a associação entre o plano de curso e o plano de aula.
2 – Revejam o que foi proposto em UNIDADE. Vocês se referem a quais nados? Além disso, a proposta está incoerente com o que foi apresentado no TEMA DA AULA, pois só parecem valorizar o nado Crawl. Assim, a UNIDADE seria nado Crawl. De qualquer maneira, precisam verificar como está no plano de curso de vocês.
3 – Sobre o TEMA DA AULA: o que vocês entendem por deslize no nado crawl? O deslize só é realizado após a saída e a virada. Se for durante o nado, o termo é propulsão (como utilizaram) ou deslocamento.
4 – Objetivos: a frase “Desenvolver o mecanismo da braçada do nado crawl para melhor aproveitamento do deslize” deve estar dentro de um dos objetivos, se esse for o caso. Só temos três objetivos.
5 – Objetivo procedimental: precisam ser mais claros, por exemplo: qual é a velocidade de nado? Qual é a distância a ser nadada? Se é o nado crawl a respiração deve ser lateral? Eles já aprenderam a respiração, pois são iniciantes aprendendo a braçada – certo?
6 – Objetivo conceitual: o aluno precisa entender que produz 90%? Não seria suficiente ele entender que a braçada tem grande contribuição na propulsão?
7 – Objetivo atitudinal: realmente esse não é um objetivo atitudinal. A proposta pode se tornar um objetivo atitudinal, mas precisam melhorar a escrita.
8 – não colocaram o nome do grupo.
-
10 de fevereiro de 2021 às 13:45 #9236
Marcus Vinicius Peres
ParticipanteBoa tarde Iordan e professor Guilherme. Muito obrigado pelas considerações em relação aos planos de aula do nosso grupo. Estamos conversando para fazer as alterações necessárias.
-
12 de fevereiro de 2021 às 9:34 #9290
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
-
-
15 de fevereiro de 2021 às 17:08 #9357
Marcus Vinicius Peres
ParticipanteBoa tarde Iordan e professor Guilherme. Refletimos sobre as considerações realizadas por vocês e logo abaixo, estarão os planos de aula corrigidos.
Segue o link para acesso abaixo:
https://www.dropbox.com/sh/t0dgei0w4gktlq0/AABULe5qiOTSnXDS9m-iPbbja?dl=0
Novamente, muito obrigado pelas considerações. Abraços e desejamos a vocês uma ótima semana!!
-
18 de fevereiro de 2021 às 13:25 #9425
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Marcus.
Confirmo o recebimento.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here