- Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 3 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
3 de janeiro de 2022 às 21:12 #16179
Manuela Issa
ParticipanteOs Planos de Aula estão disponíveis neste link:
Grupo 2 – Planos de aula (Manuela, Pâmella e Vinicius) -
4 de janeiro de 2022 às 11:39 #16195
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Manuela.
O link está funcionando.
Vamos aguardar pelas considerações do outro grupo. Depois farei as minhas.
-
10 de janeiro de 2022 às 19:36 #16240
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteConsiderações do Grupo 4 (com autorização prévia do professo concedida por email) sobre o plano elaborado pelo Grupo 2.
Pontos fortes:
– Plano de aula simples, elaborado e bem objetivo;
– O tempo de aula está bem linkado com a realidade que encontramos nos ambientes de trabalho (pouco tempo para um trabalho sério de desenvolvimento dos indivíduos);
– Devido ao tempo reduzido, acreditamos que não houve oportunidade para explorar tantas atividades, porém todas abordadas contemplavam bem aspectos que caracterizassem uma aula de descoberta no/do meio aquático (deslocamento, respiração, mudança de direção, mudança da posição vertical para horizontal).
– Acreditamos que, a partir da leitura das atividades, seria possível alcançar os objetivos traçados (apenas aquele relacionado ao desenvolvimento da cooperação entre os alunos que não conseguimos visualizar como poderia ser alcançado de acordo com as atividades e dinâmicas propostas);Pontos a serem melhorados:
– Acreditamos que para um entendimento mais claro sobre a adequação das atividades ao grupo, faltou mencionar a faixa etária dos alunos;
– Em algumas atividades o objetivo ficou claro, porém como poderiam ter melhor explicitado como se desenvolveria a atividade (é o caso da atividade do corre peixinho…seria um pique?).Sugestões
– Na brincadeira do telefone sem fio o professor demonstraria uma forma de deslocamento? Achamos que em um segundo momento poderiam oportunizar o(s) aluno(s).PLANO DE AULA 2
Pontos fortes:
– Plano de aula simples, bem elaborado e objetivo;
– Ficou bem claro nas atividades a maneira que seria alcançado os objetivos traçados;
– Interessante que não foram necessários muitos materiais para o desenvolvimento da aula;
– Muito bacana (o que é difícil de se ver) o espaço de fala dado ao aluno ao fim da aula (que serve até como forma de avaliação – para além daquela feita no decorrer da aula) para entender de que forma explorar as próximas aulas.-
11 de janeiro de 2022 às 10:47 #16245
Guilherme Tucher
MestreJoão Gabriel, agradeço a você e ao seu grupo pelas considerações.
Manuela, leiam as considerações e conversem entre vocês.
Abaixo enviarei as minhas considerações
-
-
11 de janeiro de 2022 às 11:07 #16246
Guilherme Tucher
MestreComo o João Gabriel destacou, seria importante indicar a idade dos alunos. Possivelmente essa informação estará no Projeto Pedagógico de vocês e não será necessário repetir aqui. Entretanto, para esse momento, realmente se faz necessário já que a AMA pode ser ensinada para qualquer indivíduo em qualquer idade.
Sobre o Plano de Aula 1:
1-objetivo procedimental: dentro da proposta da descoberto do meio aquático pensamos na visão subaquática, descontração facial e apneia voluntária. Acrescentamos também a ideia dos alunos conhecerem o ambiente de prática das aulas. Assim, a proposta do objetivo procedimental está adequada. Entretanto, quando pensamos em deslocamento nas aulas de natação, geralmente estamos nos referindo a qualquer tipo de nado (sejam os formais ou qualquer outro). Todavia, acredito que esse não seja o objetivo aqui. Assim, fica como sugestão, algo como “realizar movimentações livres pelo espaço da piscina”.
Sobre o plano propriamente dito:
1 – veja a formatação do texto na etapa “parte inicial”
2 – Sobre as atividades na “parte principal”:
2.1 – Colocar o rosto na água é um dos objetivos da descoberta do meio aquático. Entretanto, não é um objetivo da aula (não está indicado entre os objetivos). Assim, a proposição dessa atividade faz sentido?
2.2 – Revejam a segunda atividade. Está incoerente com o tema, com o objetivo da aula e com o momento da aprendizagem. Possivelmente as crianças não sabem fazer nada, já que esse é um dos primeiros temas da AMA. Assim, conseguiriam fazer atividades de pernada? Pensem quantas coisas deveriam ser ensinadas antes desse momento.
2.3 – Sobre a atividade telefone sem fio. A proposta é adequada, mas lembre-se que os alunos não tem muito repertório motor na água. A parte “se houveram ou não” deve ser substituída por “se houve ou não”.Sobre o Plano de Aula 2:
1 – As considerações sobre o plano de aula anterior também podem ajudar aqui.
2 – Sobre o objetivo procedimental: lembrem-se da importância de apresentar um texto claro e direto. Assim, “manter o corpo flutuando” precisa melhorar, já que o corpo pode assumir diferentes posicionamentos. Qual é o posicionamento desejado? A escolha desse posicionamento influenciará nas atividades que serão propostas posteriormente. Além disso, como o colega auxiliará? Como o espaguete será utilizado? A flutuação deve ser mantida por quanto tempo? Pensem sobre isso.
3 – Sobre a atividade proposta na “parte inicial”. A reflexão que eu faço é a seguinte: essa atividade direciona o aluno a alcançar o objetivo da aula? Se a resposta por sim, essa atividade deveria estar na “parte principal”. Lembrem-se de qua as atividades da “parte inicial” preparam o aluno para a “parte principal”. Já as atividades da “parte principal” direcionam os alunos a alcançarem os objetivos da aula.
Lembrem-se de postar a versão final do plano de aula até o dia 17 de janeiro.
-
17 de janeiro de 2022 às 17:05 #16262
Manuela Issa
ParticipanteOii boa tarde
Seguem os planos de aula, do grupo 2, revisados para entrega final.
https://drive.google.com/file/d/1Jq68nTgiGthRHuLRRu7c91KI3_ZW4Rn1/view?usp=sharingGrupo 2 – planos de aula entrega final
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
Manuela Issa.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
Manuela Issa.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
Manuela Issa.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
-
18 de janeiro de 2022 às 11:11 #16275
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Manuela.
Confirmo o recebimento dos planos de aula.
Lembrem-se que teremos atividade síncrona no próximo dia 24 de janeiro
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here