- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por
fhfreitas.
-
AutorPosts
-
-
3 de fevereiro de 2021 às 13:49 #9067
fhfreitas
ParticipanteDe fato, se não interpretado da forma correta, de uma forma crítica, e holística, o tratamento estatístico de determinados dados, pode nos levar a conclusões errôneas, tomada de decisões equivocadas e o mais preocupante, propagar “verdades/conclusões” sem suporte da literatura científica.
-
4 de fevereiro de 2021 às 11:28 #9105
Guilherme Tucher
MestrePois é, Fábio. E isso é passado para frente…. e passa a ser aceito pela coletividade, e passa a ser verdade.
-
9 de fevereiro de 2021 às 10:53 #9208
Francisco Lamassa Junior
ParticipanteBom Dia Dr Guilherme
Muito legal o conteúdo.
Eu tenho um conhecimento limitado de estatistia, pois meus estudos estão geralmente voltados para pesquisa qualitativa. Utilizo muito observação, entrevista, análise documental e do discurso.Alguns periódicos acabam não aceitando artigos que não tenham gráficos, tabelas, percentuais, desvio padrão etc..
Qual a sua opinião sobre estes tipos de pesquisa?
-
9 de fevereiro de 2021 às 11:38 #9209
Guilherme Tucher
MestreOi, Lamassa. Não creio que a estatística seja uma solução para todos os nossos problemas, mas talvez seja uma forma de “medir com mais precisão”, de “permitir comparações” com mais facilidade.
Acho que os pesquisadores das áreas consideradas qualitativas muitas vezes se distanciam da estatística por preconceito. Existem procedimentos estatísticos para estudos de observação, entrevista, análise documental e do discurso. Não vejo isso como obrigatório, mas eles estão disponíveis.
As revistas científicas, como um todo, estão preocupadas com o rigor metodológico – e a estatística entra nesse bolo. A principal questão é como os dados foram obtido e como eles foram tratados. Essa exigência existe em qualquer área.
Os erros de medida (ao usar uma balança ou uma fita métrica) são tão ruins como os erros de percepção ou de interpretação da realidade. Entretanto, acredito que no primeiro caso fica mais fácil de se perceber vieses do que no segundo.
A ciência está preocupada com a “opinião de uma pessoa” ou com a “verdade”?
Para finalizar. Todos os métodos tem pontos positivos e negativos. Acho que caberia também ao leitor conhecer um pouco dessas discussões para reconhecer as limitações e méritos do trabalho.
abraço
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
Guilherme Tucher.
-
-
18 de fevereiro de 2021 às 0:56 #9416
fhfreitas
ParticipanteDe fato Guilherme, intepretações estatísticas e resultados errôneos são propagados como verdades absolutas.
-
-
9 de fevereiro de 2021 às 19:35 #9223
Marco Ferreira
ParticipanteVou sugerir aos participantes a audiencia do documentário A grande Catastrofe .
E por fim, afirmar que a area qualitativa não precisa se eximir de usar a estatistica, é perfeitamente possível utiliza-la em suas pesquisas.
-
9 de fevereiro de 2021 às 20:54 #9226
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Marco. Vou assistir.
Vi que eles tem vários episódios. Esse aqui também parece ser bom: https://www.youtube.com/watch?v=xXiI5T7JeP4
-
-
9 de fevereiro de 2021 às 21:18 #9227
Marco Ferreira
ParticipanteSim!
São várias temporadas, eu estava assistindo a segunda temporada, mas dei uma parada pois minha orientadora está me acelerando com a coleta e as análises, mas em breve eu vou continuar assistindo.
O material é de excelente qualidade e trás boas reflexões.-
10 de fevereiro de 2021 às 9:19 #9234
Guilherme Tucher
MestreIsso aí. O orientador falou está falado. rsrsrs
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here