Marcado: planejamento do ensino
- Este tópico contém 10 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 5 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
13 de setembro de 2020 às 5:51 #4474
Guilherme Tucher
MestreQuando falamos sobre o ensino da natação geralmente o professor de educação física só pensa na etapa final desse processo, que é a aula propriamente dita.
Entretanto, no trabalha de vocês, nós começamos discutindo quais são os objetivos (gerais e específicos) da instituição na qual a aula de natação será oferecida.
Depois dessa contextualização, questiono:
1 – por que começamos a montagem da nossa estrutura de ensino da natação pelos objetivos institucionais?
2 – qual pode ser a consequência negativa de iniciar o processo de planejamento da estrutura de ensino sem considerar os objetivos institucionais?
-
13 de setembro de 2020 às 13:55 #4489
Elivaldo de Moraes Junior
ParticipantePois dessa maneira estaremos trabalhando em cima dos ensinamentos específicos que aquela instituição quer transmitir aos seus alunos, não fugindo da vertente dela, montando nosso planejamento onde incluiremos da maneira adequada as aulas com os assuntos específicos para que possamos conquistar tais objetivos. A consequência negativa, se houver a desconsideração deles, será que poderemos fugir dos ensinamentos que tal instituição prioriza e nossas aulas não serão compostas com o necessário para alcançar os objetivos da instituição.
-
13 de setembro de 2020 às 15:57 #4506
Guilherme Tucher
MestreJunior, esse parece ser tão obvio – não acha?
Então porque, na prática, não vemos essa preocupação?
-
13 de setembro de 2020 às 16:29 #4511
Elivaldo de Moraes Junior
ParticipantePenso que como acontece em várias áreas de atuação na educação física não se difere, acredito que muitos profissionais fixam suas metodologias e se tornam inflexíveis a mudanças e outras vezes a falta de preparo e de busca de novos conhecimentos, daí se o objetivo da instituição for um pouco diferente do que está acostumado a atuar terá dificuldade e alguns nem buscam melhorar esse déficit. Acredito que a flexibilidade nos permite uma boa adaptabilidade em vários territórios e a busca de conhecimento diversos só tem a ajudar na ampliação da nossa potencialidade no meio em que trabalhamos, e assim nos tornamos cada vez mais profissionais e consequentemente nos tornaremos pessoas preparadas para trabalharmos em qualquer meio alçando com bem menos dificuldade objetivos diversos de certas instituições.
-
14 de setembro de 2020 às 11:55 #4569
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Junior.
-
14 de setembro de 2020 às 18:01 #4600
rodrigo leal
ParticipanteEntendo que para nos situarmos diante de uma proposta de objetivo macro, que seria o institucional, e desta forma elaborarmos o nosso pautado nas bases institucionais que nos foram apresentada e assim elaborarmos um planejamento de ensino aprendizado coerente com a instituição que estamos representando sem perder a ética e o profissionalismo.
A principal consequência que observo seria a confusão na mente do aluno por conta do conflito de objetivos apresentados, sem coerência entre a instituição e o professor. Onde todos sairiam perdendo.
-
14 de setembro de 2020 às 21:33 #4622
Guilherme Tucher
MestreRodrigo, o problema é que geralmente essa “conversa” não acontece em nenhum dos dois sentidos: da instituição para o professor; ou do professor para a instituição.
O professor, ao chegar a uma nova instituição, se nada o for apresentado, deveria perguntar. Mas …
-
18 de setembro de 2020 às 19:54 #4824
Edimilson Lyra de Souza
ParticipanteA falta de objetivos gerais e específicos em uma academia de natação levaria a um tipo de prática desordenada, onde não se saberia, ao longo do processo de aprendizagem, em que estágio se está. Seria um tipo de prática mais voltada para o lazer, sem um comprometimento mais sério com a questão da aptidão física.
-
19 de setembro de 2020 às 12:29 #4848
Guilherme Tucher
MestreEdimilson, apesar de termos constado isso em nossas discussões na disciplina, na prática, não há essa preocupação.
-
11 de novembro de 2020 às 17:33 #6821
Caio Oliveira da Silva
ParticipanteImportante o professor ter coerência nas suas aulas e em todo seu curso com os objetivos institucionais, sendo ideal ele antes de entrar na instituição procurar saber os objetivos da mesma para que possa montar aulas e o curso havendo uma sintonia no ensino. Caso contrário prejudicará tanto ao professor, como aluno e instituição.
-
11 de novembro de 2020 às 19:14 #6825
Guilherme Tucher
MestreSim, Caio. Os objetivos precisam estar alinhados.
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here