- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por .
Visualizando 2 respostas da discussão
Visualizando 2 respostas da discussão
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here
Home › Fóruns › Fórum 2 APN (turma 18:20 – 2020.2) › Adaptações para aprender deslocamentos variados
Achei que o tópico de prevenção de afogamento pode ser discutido aqui, assisti a aula e quis trazer o tema de deslocamentos variados e como eles podem ser implementados em aula para crianças através de atividades simples e em forma de jogos e brincadeiras.
Propor aos alunos que se desloquem lateralmente de um ponto a outro da piscina, pedir que realizaem tarefas como deslovcamento em dupla, com o outro companheiro tentando atrapalhar ou ate mesmo se utilizando de um macarrão aonde os dois atuam em conjunto para chegar em um determinado ponto, sempre trabalhando a respiração e o deslocamento deles. Trabalhos como o exercicio de “minhoca” onde um aluno segura os pés do outro, um so poderá se movimentar com os braços e o outro com as pernas, trabalhando diferentes formas de respiração (frontal e lateral) dentre outros exemplos.
Prevenção de afogamento pode e deve ser ensinada desde a inicialização, crianças, adolescentes e adultos devem ter sempre esse conhecimento.
Acho muito interessante a questão do ensinamento de prevenção de afogamentos durante as aulas e como os alunos devem se portar diante desse tipo de situação. Lembro-me das poucas aulas de natação que tive no ensino médio e fundamental, e eram muito monótonas. Acredito que com a falta disso, o professor diante de uma situação como essa numa turma com crianças/adolescentes, ele poderia perder o controle da situação mesmo com um auxiliar, pois teria que conter quem tava sofrendo o acidente e os demais alunos.
Portanto, acho que é um tema que deve ser bem abordado é praticado nas aulas como uma rotina, para que sejam evitados acidentes simples.
Rayanne, se a aula de natação se limitar ao ensino dos nados formais isso provavelmente acontecerá.
Excelente iniciativa, Flávia.
Ensinar esses conteúdos em nossas aulas é até mesmo uma questão de obrigação, já que a quantidade de afogamentos de crianças e jovens no Brasil e no mundo é muito grande.
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here
Ainda não é membro? Registrar agora
Você é um membro? Conecte-se agora