Estágio ABT
Desde que tive contato a primeira vez com o Gustavo (head coach da equipe do Botafogo), talvez em 2009, sempre fui bem recebido. Não só por ele mas por todos no Botafogo. Naquela época um dos meus atletas nadaria pelo clube. Foi uma experiência positiva! Desde então tenho certo contato não só com a equipe de natação mas com a de polo aquático. Realidades diferentes em esportes diferentes mas com conhecimentos de treino importantes que se complementam.
No último ano o clube passou por uma grande obra em seu complexo aquático. Gostei muito do que aconteceu! Arquibancada nova com cadeira para cerca de 500 pessoas, melhorias na piscina, vestiários, construção de uma nova piscina de 25 m, entre outras coisas. Além do excelente visual! O clube tende a ganhar muito com isso.
Talvez essa minha experiência do estágio da ABT-COB tenha permitido maior contato com os técnicos e vivenciado sua realidade de trabalho. É diferente do corre-corre das competições. E é sempre bom aprender. E não me refiro só a natação! Penso na complexidade que é gerenciar técnicos, atletas, competições e tudo mais. Cada um com seus objetivos, anseios, vontades, capacidades e limitações. Mas o que me deixou mais feliz foi encontrar pessoas apaixonadas pelo esporte. Amantes da natação.
Agradeço imensamente aos professores Gustavo, Rodrigo e Silmar (entre tantos outros) e aos atletas que tive contato pela forma como me receberam e se mostraram sempre disponíveis em ensinar, aprender e a trocar ideias.
E deixo uma frase que ouvi do Gustavo, que de uma forma ou outro tenho ouvido com muitas frequência de várias pessoas e em vários locais: “precisamos de técnicos de alma, não só profissionais”