
O uso de materiais não é obrigatório, mas…
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Notícias, TOP - Natação
- Data 14 de maio de 2025
- Comentários 0 comentário
O uso de materiais não é obrigatório na aula de natação, mas eu vou te dar 4 motivos para você utilizá-los durante o processo ensino-aprendizagem dos seus alunos.
Alguns desses motivos eu tenho a certeza de que você não sabe:
1. Pode ser uma alternativa para quebrar a monotonia da aula.
A motivação para a realização da tarefa de aprendizagem é determinante na aprendizagem. Não basta só repetir o movimento. Nesse sentido, a utilização de diferentes materiais durante a aula, alinhados ou não aos seus objetivos, pode ser uma interessante estratégia de motivação aos alunos.
2. Faz o aluno perceber melhor a consequência do movimento realizado
Quando falamos de aprendizagem, devemos reconhecer que tão importante quanto saber realizar o movimento é perceber o corpo dentro da água e a consequência do movimento realizado. Equipamentos como as nadadeiras e os palmares ajudam nessa função.
3. Te ajuda a manipular restrições: indivíduo, tarefa e ambiente
Uma maneira que o professor tem de variar a experimentação do ambiente aquático durante a aprendizagem é por meio da manipulação de restrições relacionadas ao indivíduo, a tarefa e ao próprio ambiente. Geralmente o professor se preocupa em manipular aspectos relacionados a tarefa. Aqui por si só, todos os materiais já se justificam, mas eu vou dar um exemplo específico: é comum que algumas crianças tirem os pés da água durante a realização da pernada de peito na superfície. Assim, se propositalmente modificarmos o seu posicionamento corporal utilizando uma prancha, há a tendência de os membros inferiores afundarem, o que facilitaria a realização do movimento e, assim, sua aprendizagem.
Também podemos manipular aspectos relacionados ao ambiente. Vamos para esse mesmo exemplo da pernada de peito. Poderíamos sugerir a realização da pernada de peito com o corpo totalmente submerso e a utilização do tempo trainer para dar ritmo a realização do movimento.
Finalmente, manipulando aspectos relacionados ao individuo, podemos propor atividades com nadadeira, palmar ou sunga de arrasto. Esses são equipamentos que manipulam aspectos relacionados ao próprio aprendiz.
4. Contribui com a realização correta de alguns movimentos.
Quantas vezes alguns alunos, principalmente adultos, só percebem, entendem e realizam corretamente o movimento da pernada de crawl depois de utilizar uma nadadeira?! A mesma coisa para a ondulação submersa. O hidrohip e o TeckTock, por exemplo, auxiliam na percepção da rotação de tronco – tão importante nos nados crawl e costas.
Alguns equipamentos têm essa capacidade de aproximar o movimento realizado daquele considerado como correto – por isso devemos explorar também essa possibilidade.
Conclusão
Eu apresentei 4 motivos que justificam a utilização de equipamentos durante o processo de aprendizagem na natação. Mas isso também não significa que eles devem ser utilizados em todas as aulas e durante todas a aula.
Saiba o que ensinar e como ensinar.
Veja abaixo o vídeo no qual eu discuto esse assunto.
Lembre-se de enviar para um amigo que, assim, como eu, gosta de utilizar materiais nas aulas de natação.
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.
Você também pode gostar

NATAÇÃO REDUZIDA A REPETIÇÃO DE MOVIMENTOS

PROGRESSÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA NATAÇÃO
