Adaptação ao meio aquático: planejamento e condução das aulas
Reconhecemos a importância do planejamento de uma atividade para que ela possa ser realizada com mais qualidade. Entretanto, também precisamos reconhecer que essa não é uma prática comum entre os professores de natação. Essa atitude compromete a qualidade das aulas …
Visão geral
Reconhecemos a importância do planejamento de uma atividade para que ela possa ser realizada com mais qualidade.
Entretanto, também precisamos reconhecer que essa não é uma prática comum entre os professores de natação. Essa atitude compromete a qualidade das aulas e do serviço que oferecemos.
Para reverter essa situação precisamos saber o que ensinar, como planejar e conduzir as nossas aulas, desde a fase de adaptação ao meio aquático (AMA).
Precisamos entender que a aula de natação começa antes do professor entrar na piscina.
Reconhecendo esse problema, nesse curso será discutido um objetivo diferente e mais abrangente para o ensino da AMA, impactando diretamente na prática do professor de natação e na maneira como pais e alunos percebem a sua aula.
A partir desse entendimento você saberá:
1 – O que ensinar na fase de Adaptação ao Meio Aquático.
Torne a sua aula atualizada, mais atrativa, dinâmica e coerente.
Ensine competência aquática!
Ensine mais do que o apenas “saber fazer”.
2 – Como ensinar os conteúdos da fase de Adaptação ao Meio Aquático.
Sinta-se seguro para conduzir as suas aulas e leve mais resultados aos seus alunos.
3 – Como planejar o ensino da fase de Adaptação ao Meio Aquático.
Planeje os níveis de aprendizagem de ensino da AMA e as suas aulas. Mostre aos pais o diferencial das suas aulas.
Currículo
Instrutor
Recursos
- • O que você aprenderá nesse curso? • Nesse curso nós discutiremos o processo de iniciação a natação, mas não somente essa natação que a maioria das pessoas conhece. Nós daremos muitos passos a frente, ou para fazer uma melhor analogia, estaremos muitas braçadas a frente. • Essa etapa de iniciação é chamada geralmente de ambientação, de familiarização, de adaptação, de adaptação ao meio líquido ou adaptação ao meio aquático. Aqui nós utilizaremos essa última nomenclatura, Adaptação ao Meio Aquático. • Assim, ao final desse curso você terá uma visão muito mais abrangente, em termos de teoria e de prática do que é e como fazer a AMA. Ou seja, você terá um conhecimento mais robusto DO QUE ENSINAR, COMO ENSINAR e COMO PLANEJAR AS SUAS AULAS na AMA. • No curso nós discutiremos sobre: 1. O que é a adaptação ao meio aquático dentro de uma visão transdisciplinar – proposta que visa uma formação mais abrangente de formação no ambiente aquático tanto para crianças, jovens e adultos. 2. Qual é o objetivo do processo de Adaptação ao Meio Aquático dentro dessa proposta transdisciplinar. 3. O que é nadar e como esse entendimento influencia na atuação do professor. 4. O entendimento e a distribuição dos níveis de aprendizagem. 5. Conteúdos de ensino para a AMA dentro das dimensões procedimental, conceitual e atitudinal. 6. O ensino da AMA e a prevenção de afogamentos. 7. O que é competência motora aquática. 8. O que é e como fazer o seu plano de curso. 9. O que é e como fazer o seu plano de aula. 10. A utilização dos estilos de ensino na AMA. 11. Adaptação ao meio aquático em piscina rasa e funda. 12. Método CEReKI (circuito) para o ensino da Adaptação ao Meio Aquático. 13. Condução das aulas e posicionamento do professor.
- • O que você NÃO aprenderá nesse curso? • Sinto muito, mas você não aprenderá a decorar nada para colocar em prática na sua próxima aula. Eu pretendo te ensinar a pensar o processo de ensino da AMA, te ensinar a pensar sobre o que você faz e o que poderia fazer ainda melhor. • Eu quero que você conheça as possibilidades do que você pode fazer para que possa fazer melhor.
- • Qual é o diferencial desse curso? • O diferencial desse curso é que ele traz uma proposta teórica inovadora, fruto da minha experiência prática e da leitura de diferentes artigos e livros sobre natação, pedagogia, didática e treinamento esportivo. • Todos os módulos e a ordenação entre as informações no curso foram propositalmente organizadas para facilitar o entendimento. Para isso são utilizados recursos de vídeo aula, leitura e Podcast. • O curso vai te fazer pensar fora da caixa, tornar a sua aula mais atrativa e útil para os alunos, fazer os pais perceberem o seu diferencial enquanto professor. • Muitas vezes o professor de educação física não é valorizado porque não utiliza de todo o seu potencial. Falta conhecimento! Nós não somos ensinados a explorar e a pensar a nossa realidade e as nossas aulas de natação para torná-la melhor. • Não somos ensinados a planejar e a organizar a nossa atuação e o processo de ensino. • Simplesmente repetirmos o que foi feito conosco, uma atividade que aprendemos aqui e outra que aprendemos ali. Mas esse curso vai mudar essa sua percepção.
- • Qual são as metodologias utilizadas no curso? • Fórum de discussão. • Vídeo-aula. • Discussão de artigo em formato de Podcast. • Discussão de livro e artigo em formato de vídeo-aula. • Indicação de textos próprios para leitura. • Disponibilização de livro em PDF.
Público-alvo
- Para quem é o curso? • Esse curso foi organizado para estudantes e professores de educação física que trabalham ou tem interesse na área da natação, das atividades e esportes aquáticos. • Não importa se você tem pouca ou muita experiência com a AMA. Eu tenho certeza de que o curso trará discussões novas para você. • Também não importa se você só trabalha com o ensino dos nados ou com os outros esportes aquáticos. • Apesar da discussão ser específica para o ensino da AMA, o curso fará você repensar toda a sua prática com o ensino da natação.