BMS-2023
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Notícias
- Data 21 de setembro de 2023
- Comentários 0 comentário
Entre os dias 4 e 9 de setembro eu estive na cidade de Leipzig (Alemanha) para participar da 1ª Clínica para Treinadores da Liga Europeia de Natação (LEN Coaching Clinic for High Performance Swimming) e da 14ª edição do Simpósio Internacional de Biomecânica e Medicina em Natação (XIVth International Symposium of Biomechanics and Medicine in Swimming).
Para os dois eventos o tema foi “Bridging the Gap between Science & Training”. É aquela máxima de aproximar a teoria da prática.
O BMS é um evento que acontece a cada 4 anos e sua primeira edição foi em 1970. Eu participei da edição anterior em Tsukuba (Japão) e realmente é uma oportunidade muito interessante para pesquisadores dos esportes aquáticos.
Apesar do nome do evento, não se trata de um congresso científico somente de natação, mas realmente de todos os esportes aquáticos.
Há estudos sobre o ensino dos esportes aquáticos, avaliação em polo aquático, treinamento em águas abertas e prevenção de afogamentos – por exemplo. Além desses, os tradicionais relacionadas a biomecânica e fisiologia.
Também participaram do evento a professora Gabriela Reis e Marcos Peres – estudantes de mestrado da EEFD-UFRJ.
O evento é uma excelente oportunidade em apresentar para o mundo os estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa. Além disso, conhecer e fazer contato com diversos pesquisadores.
O Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos participou dessa edição enviando dois trabalhos. Eles foram publicados no caderno de resumos, apresentados oralmente (2 min) e em pôster.
Outra atividade muito interessante é a de conhecer os laboratórios de pesquisa.
A boa notícia é que a próxima edição do BMS será realizado em Porto Alegre, em 2026.
Assim, melhor o seu inglês, prepare suas pesquisa e a gente se vê em 2026.
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.