- Este tópico contém 7 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Micaela Alves da Paz.
-
AutorPosts
-
-
23 de fevereiro de 2021 às 22:39 #9642
Micaela Alves da Paz
ParticipanteBoa noite, pessoal!
Os links dos planos estão aqui:
Plano de aula – Nado Peito:
https://docs.google.com/document/d/1TuglclM9IYYU-1nZyzAFtmSFmApnPD-v/editPlano de aula – Nado Borboleta::
https://docs.google.com/document/d/1Ji4-DGPuSiuaC8R4xr66XfdlFR9IdcEJ/editObrigada!
-
24 de fevereiro de 2021 às 17:45 #9672
Natasha Mattos
ParticipanteGrupo 3 – comentários
Plano de Aula Nado Peito:
Plano de aula muito bem elaborado, com atividades que contemplam os objetivos pretendidos; parte final muito importante com o feedback dos alunos. Reforçamos três pontos a serem refletidos: o pouco tempo destinado a realização das atividades da parte principal da aula, a realização da pernada do nado peito na última atividade, haja visto a complexidade da realização do movimento e o nível da turma, sendo mais prudente realizar uma pernada menos complexa, e a não especificação dos materiais que serão utilizados.
Plano de aula Nado Borboleta:
Plano de aula bem elaborado, detalhando muito bem cada etapa do processo. Parte final muito importante com o feedback dos alunos. Três pontos a serem refletivos: Materiais de aula, não especificados na descrição, nem nos exercícios (com exceção da plataforma); quanto ao objetivo procedimental de fazer a pernada, visto que é uma turma iniciante, sem ter educativos específicos e cobrando isso na atividade 3, sendo o tema da aula a braçada; e não especificar como será a respiração nos exercícios, visto que o tema da aula é a braçada, em uma turma iniciante, assumindo que não saibam a respiração específica.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Natasha Mattos.
-
25 de fevereiro de 2021 às 10:05 #9682
Micaela Alves da Paz
ParticipanteObrigada pelas considerações, pessoal.
Plano de Aula – Nado Peito:
–O pouco tempo destinado à realização das atividades da parte principal da aula – Quanto ao tempo, como no início o professor orientou o tempo de 20min de aula, realmente sobram poucos minutos para a parte principal. Podemos talvez fazer um ajuste retirando alguns minutos do momento inicial da aula.–a realização da pernada do nado peito na última atividade, haja visto a complexidade da realização do movimento e o nível da turma, sendo mais prudente realizar uma pernada menos complexa – Como compartilhei no momento síncrono, sempre encontro certa dificuldade em analisar a complexidade dos exercícios em relação o nível da turma, realmente pode ser algo a melhorar. Quanto à realização da pernada de peito junto a braçada, partimos do suposto que se eu como professor estou seguindo a ordem lógica de ensino dos fundamentos, o meu aluno já aprendeu a pernada de peito, e então, ela pode ser utilizada no exercício. Ainda assim, procuramos ter o cuidado de oferecer atividades progressivas (da pernada e da braçada) antes do uso da pernada de peito. Evoluímos então do educativo da braçada acrescido respectivamente, das pernas paradas, pernas andando, pernada de crawl e só então a pernada de peito. Acreditamos que desta forma vamos possibilitar que o nosso aluno alcance o objetivo procedimental proposto: “Nadar 25m realizando a braçada, a pernada e a respiração geral.”
–não especificação dos materiais que serão utilizados. – Quanto aos materiais, a princípio não foi pensada nenhuma atividade utilizando equipamento aquático. Porém temos o costume de sempre relacionar utensílios aquáticos gerais e a ideia seria mantê-los próximos à piscina para caso surja a necessidade do uso durante a aula, o professor não precise se ausentar da turma para buscar o equipamento. Do mais, acredito que talvez fosse interessante relacionar uso de algum equipamento de som para caso o professor não se sinta confortável cantando a música proposta, ela pudesse ser reproduzida no aparelho.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Micaela Alves da Paz.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
-
25 de fevereiro de 2021 às 10:15 #9683
Micaela Alves da Paz
ParticipantePlano de aula – Nado Borboleta:
–Materiais de aula, não especificados na descrição, nem nos exercícios (com exceção da plataforma); – Quanto aos materiais, mesmo caso do nado de peito. A princípio não foi pensada nenhuma atividade utilizando equipamento aquático.
–quanto ao objetivo procedimental de fazer a pernada, visto que é uma turma iniciante, sem ter educativos específicos e cobrando isso a atividade 3, sendo o tema da aula a braçada; – Semelhante ao plano anterior, assumimos que o aluno já aprendeu a pernada. Novamente oportunizamos a progressão de atividades partindo do movimento das braçadas e pernas com o aluno parado, andando, saltando, deslizando e por fim, acrescido da pernada de borboleta para que ao final ele consiga chegar ao objetivo procedimental proposto. PS: pode ser que realmente não estejamos fazendo a melhor proposta para o nosso aluno em relação à complexidade da atividade e do nível da turma, talvez o professor Guilherme possa nos ajudar a esclarecer esta dúvida. Professor, poderia nos ajudar, por favor?
–não especificar como será a respiração nos exercícios, visto que o tema da aula é a braçada, em uma turma iniciante, assumindo que não saibam a respiração específica. – Obrigada, realmente faltou especificar como seria a respiração tanto no objetivo procedimental como na atividade 2. Na atividade 1, a respiração não foi especificada pois neste momento os alunos estão de pé com a cabeça totalmente fora d’água. Então, irão realizar a mesma respiração feita em ambiente terrestre.
-
2 de março de 2021 às 20:28 #9964
Guilherme Tucher
MestreExcelente discussão meninas.
Minhas considerações são para os Objetivos Procedimentais:
1 – Nado Peito: “Nadar 25m realizando a braçada, a pernada e a respiração geral” significa nadar o próprio nado de peito. Nesse sentido, minhas sugestão seria “nadar 25 m peito com respiração geral”. Como o tema é braçada, esse será o foco de observação.
2 – Nado Borboleta: indicar como a respiração será feita.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
Guilherme Tucher.
-
2 de março de 2021 às 20:44 #9970
Micaela Alves da Paz
ParticipanteObrigada pelas considerações, professor.
Tenho apenas uma dúvida: nadar o próprio nado não deveria ser com a respiração específica? Nos vídeos que assistimos, quando o aluno ainda não chegou na fase em que trabalhamos a respiração específica, como é o caso do nosso plano, é recomendado que ele faça os exercícios utilizando a respiração geral. Assim estamos seguindo a ordem lógica de ensinamento dos conteúdos, já que respiração específica seria ensinada após a coordenação braço e perna do nado(conteúdo ainda não ensinado).
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
-
3 de março de 2021 às 17:23 #10005
Micaela Alves da Paz
ParticipanteBoa tarde, pessoal!
Segue link final dos planos:
Plano de aula – Nado Peito:
https://drive.google.com/file/d/1TuglclM9IYYU-1nZyzAFtmSFmApnPD-v/view?usp=sharingPlano de aula – Nado Borboleta:
https://drive.google.com/file/d/1Ji4-DGPuSiuaC8R4xr66XfdlFR9IdcEJ/view?usp=sharing -
3 de março de 2021 às 17:46 #10010
Micaela Alves da Paz
ParticipanteBoa tarde, pessoal! – ATENÇÃO, CORREÇÃO NOS LINKS!
Segue link final dos planos:
Plano de aula – Nado Peito:
https://drive.google.com/file/d/1TuglclM9IYYU-1nZyzAFtmSFmApnPD-v/view?usp=sharingPlano de aula – Nado Borboleta:
https://drive.google.com/file/d/1Ji4-DGPuSiuaC8R4xr66XfdlFR9IdcEJ/view?usp=sharing
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here