Missão cumprida!
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Notícias
- Data 10 de janeiro de 2021
- Comentários 0 comentário
Iniciou em novembro do ano passado o Curso Nacional para Formação de Treinadores de Maratonas Aquáticas, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
As primeiras semanas de aula foram com o prof. Emerson Ramirez. Entretanto, desde o final de dezembro as atividades estão sendo comigo. Eu confesso que nos últimos meses me vi muito envolvido com o curso. Eu falei sobre periodização do treinamento esportivo, tema que me identifico desde a época da graduação.
Foram seis unidades, mais de seis horas de vídeo-aula e ontem (9 de janeiro de 2021) tivemos mais seis horas de atividade síncrona. O resultado foi fantástico.
Eu me preocupei em preparar um material que fosse de treinador para treinador – e acho que deu certo. Além do mais, eu estaria falando para treinadores com experiência. O material precisava ser 100%.
Fechei os olhos, tentei me lembrar da época que estava na beira da piscina, minhas dúvidas e dificuldades. Juntei com os conhecimentos que possuo, com as leituras que já fiz e precisei fazer. Depois passei isso tudo para o slide.
Durante o meu módulo do curso eu propus dois fóruns para que pudéssemos interagir. A utilização de fóruns nessa modalidade de ensino é muito interessante porque permite a aprendizagem conjunta. Todo mundo aprende com todo mundo.
Ontem na atividade síncrona o resultado foi positivo porque todos se sentiram à vontade em participar e contribuir. Fico muito feliz em ver como temos treinadores motivados e com conhecimento no Brasil. Acho que esse é um diferencial em relação aos outros países do mundo.
Mas por outro lado, diversos outros fatores fazem com que o processo de formação e de desenvolvimento do nadador no país seja muito complicado.
Gostaria de agradecer imensamente pelo carinho que recebi dos treinadores. Por tudo o que pude aprender e pelo pouco que pude contribuir.
Espero que possamos nos rever em breve, desenvolver alguns trabalhos juntos e, por favor, nadar um pouco!
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.