- Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 4 meses atrás por .
Visualizando 3 respostas da discussão
Visualizando 3 respostas da discussão
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here
Home › Fóruns › Fórum Inicial – Leitura, Escrita e Apresentação Científica em Educação Física › Minha apresentação Gisele Lemos
Bom dia a todos!
Sou Gisele Lemos, nutricionista formada na UFRJ e com mestrado em Nutrição Humana pela UFRJ.
Atuo com atletas de alto rendimento. Fui nutricionista da seleção brasileira de judô por 15 anos e de outras modalidades esportivas pelo Comitê Olímpico Brasileiro por 5 anos, participando das Olimpíadas de Londres 2012 e do Rio de Janeiro 2016.
Hoje sou nutricionista na Marinha do Brasil no Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN), o que me levou a minha pesquisa atual de doutorado “Avaliação do gasto energético médio de Fuzileiros Navais em atividades operativas: importância para elaboração de um plano alimentar equilibrado”
Abraços
Satisfação em fazer essa disciplina.
email:lemosgisa@yahoo.com.br
21 981747303
Seja bem vinda, Gisele.
Fico feliz em saber da sua experiência com o esporte. Infelizmente é uma área que a própria educação física tem dada pouca importância. Mas essa é outra discussão.
Você poderia contar, brevemente, como fará a avaliação do gasto energético dos participantes do seu estudo?
Bom dia professor,
A frequência cardíaca será a variável fisiológica utilizada em campo (treinamento militar) para estimar o gasto energético. O método terá como princípio a relação de linearidade existente entre a FC e o consumo de VO2 durante o esforço.
O monitoramento será realizado, por 24 horas, por meio da utilização de frequencímetro cardíaco (Polar Vantage V; Polar Electro, Kempele, Finlândia) que será colocado no militar pela manhã, antes de iniciarem o exercício militar.
O percentual do VO2 diário será calculado por meio da média da FC obtida nas 24h de operação militar utilizando a equação: %VO2 = (FC média – FC repouso) / (FC máxima – FC repouso). Em seguida, para a estimativa do VO2 em L/min, o % de VO2 será multiplicado por 3 L/min (VO2 absoluto).
Para o cálculo da caloria total diária o valor obtido de VO2 será multiplicado por 5 kcal e pelo total em minutos/dia (1.440 min) (Kcal/dia = VO2 x 5 x 1440) (KARVONEN et al., 1957).
Abraços
Obrigado, Gisele.
Desejo sucesso no seu estudo. 🙂
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here
Ainda não é membro? Registrar agora
Você é um membro? Conecte-se agora