Férias, destreino e a formação do nadador
O descanso da rotina de treinamento oportunizado pelas férias é muito importante para o jovem nadador.
Entretanto, alguns professores e treinadores manifestam preocupação quanto a piora da condição física e de aprendizagem dos seus nadadores em função desse período.
De qualquer forma existem estudos que indicam que, dependendo do tempo das férias, não haveria esse tipo de prejuízo.
Percebemos também, de forma empírica, que alguns jovens até melhoram o desempenho ao retornarem das férias – mesmo sem terem treinado a natação em si.
Essa manutenção ou melhora na condição esportiva pode ocorrer devido a influência dos processos de crescimento e desenvolvimento.
Além disso, é de se esperar que um jovem que tem a prática de atividade física em sua rotina, continue-a de alguma maneira. Ele vai sentir falta e, em princípio, agora, tem tempo de sobra.
Assim, possivelmente ele procurará o que fazer, mesmo que venha a praticar uma outra atividade/modalidade.
Além de tudo o que foi discutido devemos lembrar que estamos falando de uma criança ou jovem que tem o esporte (competitivo ou não) como uma de suas atividades. Mas ela não é a única – como o que acontece com um atleta adulto.
Deixe a criança brincar, deixa-a se movimentar. A tendência é que isso a aproxime ainda mais do esporte e não ao contrário. E no final, queremos nadadores olímpicos, não somente os “jovens campeões”.