Já pediu o seu?
O livro Atividades Aquáticas: um olhar dirigido ao ensino foi organizado pelos professores Guilherme Tucher e Márcia Fajardo. Entretanto, contou com a participação de 16 autores para completar essa obra tão vasta relacionada ao ensino das atividades aquáticas
Dirigir o foco ao processo de ensino-aprendizagem dos esportes aquáticos foi a intenção dos autores de “Esportes Aquáticos: um olhar dirigido ao ensino”. Essa intenção foi importante tendo em vista que a maioria dos livros publicados nesta área costuma priorizar o treinamento de alto rendimento.
Mas como acontece este percurso inicial tão importante, por se constituir a base aonde as aprendizagens futuras irão se alicerçar? Sem contar, que os primeiros contatos com o meio aquático, poderão garantir ou não a adesão do iniciante a práticas esportivas saudáveis, que envolvem o desenvolvimento de uma consciência corporal em um ambiente com características tão peculiares.
Nesta coletânea o itinerário começa pelos aspectos históricos, pedagógicos, fisiológicos e biomecânicos implicados nesse amplo processo. A próxima parada se dá nas habilidades motoras aquáticas básicas, elementos indispensáveis para o corpo se sentir a vontade na água e para se chegar às habilidades específicas da natação: os nados formais.
Considerando que, na visão dos autores, caberão nas aulas todos aqueles que desejarem se aventurar a aprender os esportes aquáticos, passa-se em seguida por questões ligadas a sua prática por pessoas com deficiência e para grupos de risco. Na última parada, além da natação, dois outros esportes aquáticos foram inseridos: o Nado Artístico e o Polo Aquático.
Os autores almejam conversar com alunos e colegas professores de educação física que estão espalhados pelas piscinas de todo o Brasil, ensinando aos iniciantes as diversas experiências que podem ser realizadas no meio aquático; sejam no ambiente escolar, de academias, clubes competitivos ou não competitivos. Mergulhem fundo e usufruam de uma boa leitura!
Veja abaixo as discussões dos capítulos e os respectivos autores
CAPÍTULO 1
História das atividades aquáticas – Silvio Telles e Renato Novaes
CAPÍTULO 2
Aspectos pedagógicos da aprendizagem das atividades aquáticas na educação física escolar – Heloisa Araújo Gonzalez Alonso
CAPÍTULO 3
Aspectos fisiológicos no processo de ensino/ aprendizagem das atividades aquáticas – Diego Viana Gomes e Fabiana Rodrigues Scartoni
CAPÍTULO 4
Conceitos biomecânicos aplicados à construção da consciência corporal na adaptação ao meio aquático – Sônia Cavalcanti Corrêa e Gabriel Costa e Silva
CAPÍTULO 5
Descoberta de um novo mundo: a fase de (re)adaptação ao meio aquático – Márcia Fajardo de Faria
CAPÍTULO 6
Nado Crawl – Guilherme Tucher
CAPÍTULO 7
Nado Costas – Waldyr Mendes Ramos
CAPÍTULO 8
Nado Peito – Ronaldo Martiniano
CAPÍTULO 9
Nado Borboleta – Gabriel Costa e Silva
CAPÍTULO 10
A prática de atividades aquáticas para pessoas com deficiência – Tania Werner e Michele Pereira de Souza da Fonseca
CAPÍTULO 11
Atividades aquáticas para grupos de risco – Elizabeth Carvalho Lugão
CAPÍTULO 12
Nado Artístico – Sonia Hercowitz, Lívia Prestes Lemos da Silva e Maura Lúcia Xavier
CAPÍTULO 13
A aquisição de habilidades motoras no Polo Aquático – Silvio Telles e Renato Novaes