- Este tópico contém 12 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 11 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
2 de maio de 2021 às 1:14 #12089
isabelabraga08
ParticipanteSegue os links para os planos de aula do Grupo 9: https://www.dropbox.com/s/pyj9j3ds4cz7ugo/Plano%20de%20Aula%20Deslize%201-APN.docx?dl=0 e https://www.dropbox.com/s/adxvyauo1ndsbgv/Plano%20de%20aula%20Salto%201.doc?dl=0
-
2 de maio de 2021 às 12:45 #12093
Juliana Aguiar
ParticipanteOii Boa tarde, Li o plano de aula de vocês e gostei dos temas, e como vocês colocaram os três pontos importantes de conteúdo para aula, o procedimental, conceitual e atitudinal. E notei que a aula tem um curto periodo de tempo, mas gostei da divisão. No entanto gostaria de sugerir a ideia para o plano de aula sobre o deslize e o de salto.
No Plano de aula sobre Deslize, vocês colocaram que o conteudo atitudinal seria ensinar sobre a importancia de respeitar o professor e colegas de classe. Mas não vejo como isso ocorre no plano de vocês. E uma ideia de dinamica que vocês podem fazer com as crianças sem atrapalhar o planejameto e o curto periodo de tempo da aula, e organizar um dia para escolher uma criança (se for a que da mais trabalho melhor), para passar a atividade ou brincadeira para os colegas. De preferencia uma atividade que eles já tenham feito. Assim o aluno quando perceber que é difícil e ruim quando o professor quer ensinar algo, e o aluno fica fazendo bagunça e não presta atenção na explicação. No plano de aula de vocês Poderia colocar o aluno para explicar a brincadeira do caça ao tesouro.
E outra observação é que eu desconheço a faixa etaria das crianças, então fiz esse comentario imaginando que elas possuam entre 8 a 10 anos talvez.Sobre o plano de aula de salto, eu acredito que 25 minutos seja pouco tempo para ensinar toda a progressão do salto, dependendo do numero de alunos, então poderia especificar que teria uma continuação da progressão em uma próxima aula. Variando de sentado na borda, para de joelhos, semi ajoelhado, e por ultimo na posição vertical.
-
2 de maio de 2021 às 13:04 #12094
isabelabraga08
ParticipanteBoa tarde, Juliana. Obrigada pelas considerações, mas vamos por parte.
1.Não acreditamos que pra respeitar o professor e os colegas de classe necessita de uma atividade pra isso, a gente espera que o aluno faça isso no andamento das aulas e da instrução do professor tbm.
2. Lembrando que esses dois planos de aula estão incluídos no plano do trabalho final que nós temos que fazer. Nosso grupo escolheu uma escola/creche de educação infantil que da a natação como disciplina obrigatória e focamos na 2° turma de crianças com 4/5 anos que já passaram pela primeira fase do AMA no ano anterior.
3. As aulas tem 25 minutos mas não é um conteúdo por dia, como eu disse. É uma escola e por isso nós fizemos a contagem de semanas certinho pra mostrar que existe uma progressão e um certo tempo pra dar um mesmo conteúdo.
Eu acredito que só vá ficar mais claro quando o trabalho todo tiver completo, pois dessa forma, todo mundo vai conseguir notar a progressão das aulas e a explicação da Escola que nós vamos propor.
-
2 de maio de 2021 às 17:15 #12121
Guilherme Tucher
MestreExcelentes discussões. Fico muito feliz! 😍
-
2 de maio de 2021 às 17:21 #12122
Guilherme Tucher
MestreIsabela, envio as minhas considerações (mas os planos estão muito bons):
– Para a aula que tem por tema o deslize:
1 – essa aula é realmente só sobre o deslize? Se pegarmos a 13ª semana de aula no plano de curso, só há o ensino desse conteúdo?
2 – no objetivo procedimental: como deve ser o posicionamento dos braços? É livre? Qual é a profundidade do deslize? O deslize é feito no fundo da piscina?
3 – Objetivo procedimental: compreender a importância do posicionamento corporal para fazer o quê? Só falta complementar.
– Para a aula que tem por tema o salto:
1 – o primeiro ponto é o mesmo que indiquei para o outro plano de aula.
2 – Sobre o objetivo conceitual: acho que ficou um pouco confuso. É uma questão mais de escrita.
-
3 de maio de 2021 às 15:16 #12153
Victor Hugo Vieira Ribeiro Alves
ParticipanteOlá professor, quanto as aulas, elas seriam as primeiras de um bloco de ensino (no caso deslize e salto), por isso deixamos o enfoque somente na matéria principal. Nas próximas iriamos abordá-las em conjunto com outros assuntos.
Não sei se ficou claro, mas como é uma turma de crianças muito pequenas (4 a 5 anos), no plano de curso, sempre que abordarmos um assunto novo, a primeira aula seria somente daquele assunto e depois “dificultaríamos” colocando-o em conjunto com outros conteúdos.
-
10 de maio de 2021 às 7:33 #12280
Guilherme Tucher
MestreTudo bem!
-
-
-
2 de maio de 2021 às 18:22 #12131
isabelabraga08
ParticipanteProfessor, como eu expliquei pra Juliana. Essa é a 13° semana de aula dessa turma de crianças que já passaram pelos conteúdos anteriores do AMA no ano anterior, colocamos 13° semana porque os alunos tiveram 3 meses de “recapitulação” dos conteúdos que já aprenderam, o mesmo serve para o do salto, da aula de deslize para a a de salto se passaram 1 mês.
-
10 de maio de 2021 às 7:34 #12281
Guilherme Tucher
Mestreok
-
-
5 de maio de 2021 às 9:54 #12180
Edimilson Lyra de Souza
ParticipanteAchei que os objetivos atitudinais foram muito vagos. Também acho que as referências não estão no padrão ABNT.
-
5 de maio de 2021 às 11:23 #12198
isabelabraga08
Participante-
10 de maio de 2021 às 7:34 #12282
Guilherme Tucher
MestreIsabela, essa é a versão final? Vocês têm até o dia 16 de maio.
-
-
17 de maio de 2021 às 15:14 #12475
Guilherme Tucher
MestreCorrigido. Obrigado.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here