- Este tópico contém 48 respostas, 18 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 11 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
11 de março de 2021 às 14:50 #10677
Guilherme Tucher
MestreTestar e avaliar a aprendizagem da natação pode parecer uma tarefa fácil. Entretanto, a partir do que discutimos, não é tão fácil assim. A partir disso, indique um ponto que você considera que o professor deve se preocupar quando for testar/avaliar o seu aluno.
-
22 de abril de 2021 às 22:33 #11871
Gabriel de Oliveira Alves
ParticipanteDepois de tudo que foi visto e principalmente ouvido, vejo como a melhor forma de teste/avaliação, a evolução pessoal de cada aluno/atleta, comparado com parâmetros estabelecidos e conhecidos do aceitável para cada movimento, ou até mais, cada parte do movimento, dependendo do nível do aluno/atleta.
Dessa forma, se poderá corrigir possíveis erros e vícios que existam. Mas não se deve avaliar com perguntas objetivas de respostas “sim” ou “não”, de modo a poder abranger os desvios e margens permitidas para cada movimento. -
24 de abril de 2021 às 12:57 #11882
Danillo Mendes da Silva
ParticipanteCom base no que foi discutido o uso do extremismo se mostra muito desvantajoso. Rotulando o aluno com a ideia do “sabe” ou “não sabe” acaba-se por buscar uma padronização que não seria a ideal, visto que cada aluno possui suas individualidades, que devem ser trabalhadas da forma mais adequada ao praticante.
-
26 de abril de 2021 às 9:22 #11903
Guilherme Tucher
MestreGabriel e Danillo, vejam como avaliar é difícil…. diferenças individuais, tempos de aprendizagem diferentes, experiências diferentes, dificuldades de testagem, dificuldades do próprio professor…rsrsrs.
Danillo, por mais que possa parecer “duro”, às vezes um adequado “sabe” ou não sabe” é mais interessante do que um “precisa melhorar”.
Talvez o problema não seja tanto com a palavra (sim/não; bom/ruim; sabe/não sabe), mas o que faremos a partir dela. Eu posso dizer para um aluno que ele “está bem, mas precisa melhorar” e isso não ter significado real nenhum. O aluno acha que realmente adquiriu o suficiente e não precisa aprender mais. Fui agradável com as palavras mas (talvez) desagradável/improdutivo com o resultado.
-
28 de abril de 2021 às 20:21 #11973
Felipe Toledo Werwie
ParticipanteA adaptação se torna muito importante nesses momentos. Me encontro as vezes em situações onde estou ensinando uma manobra nova a alunos meus da vela, e um aprende rapidamente, outro estão quase acertando o movimento e outros que tem dificuldade em realizar o movimento porque não entendem o que estão fazendo de errado. Independente do motivo que seja, nesses momentos o importante é saber o que dizer para poder girar uma chave de pensamento na cabeça do aluno que o faça enxergar o caminho para o objetivo da aula. Adaptação ao método de ensino devido a individualidade biológica e outros fatores.
-
2 de maio de 2021 às 17:07 #12117
Guilherme Tucher
MestreMuito bom!
-
3 de maio de 2021 às 21:08 #12166
Edimilson Lyra de Souza
ParticipantePuxa, concordo plenamente com o que você disse!
-
-
2 de maio de 2021 às 12:45 #12092
Gabriel de Oliveira Alves
ParticipanteProfessor, acredito que essa forma de falar do professor, precisa variar de acordo com o aluno também. Pois um aluno pode receber um “precisa melhorar” e correr atras disso, enquanto o mesmo aluno ao receber um “você não sabe”, pode acabar por desmotivar, acreditando não ser capaz de tal. Por isso creio que o melhor é o professor conhecer cada aluno, mesmo sabendo do trabalho que isso requer.
-
2 de maio de 2021 às 17:08 #12118
Guilherme Tucher
MestreSem sombra de dúvidas, Gabriel.
-
3 de maio de 2021 às 21:06 #12165
Edimilson Lyra de Souza
ParticipantePenso bem isso que você disse. E até minha postagem foi a esse respeito. É claro que o “conteúdo” é fundamental, mas a “forma” pode compor uma grande parte do objetivo que se quer alcançar.
-
-
-
26 de abril de 2021 às 16:14 #11909
isabelabraga08
ParticipanteEu acredito que as diferenças individuais sejam um ponto importante, tendo em vista que as vezes o professor pode considerar um certo movimento errado que o aluno reproduziu, mas na verdade pode ser algo que não influencia diretamente no bom andamento de um nado, por exemplo. Como eu até entrei nesse debate no outro fórum, é importante o professor ter experiências com os alunos pra entender que nem sempre tudo de resume aos nados competitivos e a forma como os nadadores competitivos realizam seus movimentos.
-
27 de abril de 2021 às 11:17 #11926
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Isabela.
Essa consideração ainda destaca a diferença que existe entre testar e avaliar.
-
27 de abril de 2021 às 16:43 #11938
Micaela Alves da Paz
ParticipanteIsabela, achei bem bacana a sua fala. Quando diz que algum movimento errado “pode ser algo que não influencia diretamente no bom andamento de um nado”. Acredito que neste momento, olhar para os objetivos estabelecidos previamente, pode me ajudar justamente a entender quão relevante é aquele movimento dentro do momento de aprendizagem em que meu aluno se encontra.
-
27 de abril de 2021 às 17:08 #11939
isabelabraga08
ParticipanteNa verdade, eu me expressei mal mas não consegui editar depoiskkkkk. As vezes o professor considerada um movimento errado, mas ele não influencia na técnica correta daquele nado. Como o professor disse, cada um tem o estilo mas ainda sim existe os movimentos essenciais.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
isabelabraga08.
-
27 de abril de 2021 às 18:02 #11941
Micaela Alves da Paz
ParticipanteOi, Isabela! Você não se expressou mal… eu entendi o que quis dizer e concordo com sua fala…hahaha (acho que a forma que eu escrevi que ficou parecendo que eu discordava)
-
27 de abril de 2021 às 18:03 #11942
isabelabraga08
ParticipanteNão, tranquilo kkkkkkk Eu entendi você também, só achei melhor escrever mais claro pra caso alguém leia e não entenda mal.
-
2 de maio de 2021 às 16:57 #12109
Guilherme Tucher
Mestre🤣🤣🤣
-
-
-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
-
-
-
26 de abril de 2021 às 19:09 #11918
Karoline Almeida
ParticipanteA base da avaliação será o próprio aluno em discussão, não procurar comparar a outro, mas ter ele mesmo como parâmetro, respeitando a individualidade biológica. É importante incentivá-lo ao melhor dele, mas de acordo com a resposta que ele está nos dando, para que não gere uma resposta contrária, desestimulando esse aluno, principalmente com a palavras, a maneira na qual vai se dirigir ao aluno é importante pois pode impactar de maneiras diferentes.
-
27 de abril de 2021 às 11:19 #11927
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Karoline.
A avaliação deve ter significado e importância para o aluno.
-
3 de maio de 2021 às 11:33 #12147
Géssica Paula da Silva
ParticipanteExatamente, Karoline, assim a avaliação servirá como um meio para que o aluno possa ver suas conquistas e também as suas dificuldades. Dependendo do modo como esse feedback é passado pelo professor, o aluno pode ver essa dificuldade como uma possibilidade de superação.
-
-
27 de abril de 2021 às 16:29 #11936
Micaela Alves da Paz
ParticipanteUm ponto que o professor deve se preocupar é conduzir/organizar a avaliação para que ela converse com os objetivos gerais e específicos do nível do aluno (bem como com os objetivos de aula procedimental, atitudinal e conceitual se for uma avaliação de aula isolada) para que não corra o risco de durante a avaliação o professor resolver avaliar algo que o aluno não está preparado para ser avaliado ou algo que não seja relevante para aquele momento da aprendizagem.
-
2 de maio de 2021 às 16:42 #12102
Guilherme Tucher
MestreLegal, Micaela.
Só posso testar aquilo que eu ensinei. Isso mais uma vez evidencia a importância de todo esse processo que estamos discutindo. Sem ele as atividades seriam, possivelmente, dissociadas e incoerentes.
-
3 de maio de 2021 às 18:18 #12163
Lucas Adão
ParticipanteÓtima observação, Micaela!
Para ilustrar ainda mais a sua ideia eu pensei em uma comparação simples.
Se você deseja avaliar o conhecimento matemático de um aluno, você aplica uma prova de matemática, não uma prova de língua portuguesa.
O raciocínio é o mesmo para as nossas aulas, por isso, é fundamental que a avaliação esteja alinhada com os objetivos estabelecidos anteriormente.
-
-
28 de abril de 2021 às 20:11 #11972
Felipe Toledo Werwie
ParticipanteAcredito que um professor deve se preocupar na hora de avaliar um aluno se o mesmo está de acordo com o cronograma de evolução. Assim, o professor consegue estar acompanhando ao longo dos meses se o aluno não está defasado ou com uma dificuldade maior em algo específico. Gosto muito da ideia de realizar formulários com perguntas de níveis para o próprio aluno responder (o professor terá a própria avaliação também), questões de viés técnico, de comunicação e interpretação da aula e o que mais o professor achar necessário. Mesmo assim, entendo que isso só é possível a partir de certa idade onde o aluno já consegue responder a essas questões.
-
2 de maio de 2021 às 16:45 #12103
Guilherme Tucher
MestreIniciativa muito boa, Felipe. Afinal de contas, o aluno é parte do processo e deveria ser um dos mais interessados no resultado da avaliação.
Temos usado as palavras testar e avaliar como se tivessem o mesmo significado. Entretanto, conceitualmente, tem significados diferentes. Isso está claro para todos vocês?
Digo isso porque até “somos bons” em testar/medir. Mas não posso dizer o mesmo para o ato de avaliar.
-
-
1 de maio de 2021 às 11:02 #12081
Tiago Martins
ParticipanteAcredito que realmente não se trata de uma tarefa fácil, até mesmo porque temos que ter em mente que nem todos os alunos procuram na natação uma forma de competição, logo não importa tanto se a execução está sendo realizada de maneira próxima do perfeito. Portanto, imagino que um ponto importante que o professor deva levar em consideração nos seus testes/avaliações se baseia justamente na finalidade da natação que o aluno procura. Se ele considera a natação como algo mais recreativo, testes mais leves ou menos rigorosos são mais interessantes, agora, se o aluno procura na natação como forma de competição, me parece justo avaliar o aluno com o objetivo de buscar seu aperfeiçoamento, ou seja, exaltando seus acertos e pontuando, de forma mais objetiva, seus pontos a melhorar.
-
2 de maio de 2021 às 16:50 #12104
Guilherme Tucher
MestreTiago, situação complicada. Não sei se concordo com você.
Se estou ensinado o meu aluno a nadar (me refiro a técnica, a ensino), devo ensiná-lo a nadar. Se nada (ato de nadar) certo ou errado (ou está em aprendizagem). Usamos a ideia do nadar perfeito, mas na realidade, essa ideia não existe.
Assim, seria como se eu perguntasse para vocês quem quer ser professor de natação. Aqueles que tem esse interesse eu seria mais rigoroso e “ensinaria mais”. Os que não tem interesse eu daria uma aula “mais ou menos” e uma prova fácil.
Percebe que não é coerente?
Nadar bem ou corretamente é diferente de nadar rápido visando competição. Só nadar corretamente não é o suficiente para ser um atleta.
-
3 de maio de 2021 às 11:47 #12148
Tiago Martins
ParticipanteEntendi sua percepção, professor!
O que eu estava tentando dizer era que, na minha opinião, um aluno com ideais competitivos não terá o mesmo desenvolvimento aquático que o aluno que busca a recreação, por exemplo.
Acho que posso ter confundido quando me referia ao saber nadar, e não às técnicas competitivas, onde o aluno deve buscar sempre melhorar sua velocidade.
No entanto fiquei na dúvida se no tratamento a esses dois alunos (o de competição e o recreativo) eu devo ou posso aplicar testes e avaliações como presumi, ou seja, mais leves e menos rigorosos para o recreativo e o contrário ao nadador de competição.-
5 de maio de 2021 às 10:36 #12191
Guilherme Tucher
MestreTiago, tudo depende do que você está ensinando. E o que você está ensinando depende do nível de aprendizagem – e do plano de curso. E o plano de curso depende dos objetivos institucional.
As duas propostas (competitiva ou recreativa) são corretas e podem até coexistirem. Mas tudo depende dos objetivos do Clube/Academia/Escola de Natação.
-
-
-
-
2 de maio de 2021 às 12:20 #12091
Rayanne da Silva Reis Gomes
ParticipanteVejo que não é uma tarefa nada fácil fazer uma avaliação no aluno, de modo que cada um tem sua individualidade biológica e seus erros. Acredito que o mais adequado seria uma avaliação individualizada entre aluno/atleta e professor, para que se busque o melhore possível para ambos. Penso nisso, porque não há uma maneira mais fácil de avaliar uma turma inteira com cada um errando de uma forma diferente. Então, a forma mais agradável e modificável para o aluno seria um bom Feedback da parte do professor de forma detalhada ou até filmada, para que se tenha um resultado melhor.
-
2 de maio de 2021 às 16:52 #12106
Guilherme Tucher
MestreRayanne, você terminou bem. A avaliação é sempre individual.
Entretanto, os critérios de testagem são determinados pelo nível que o aluno se encontra – não pela suas características.
A aula pode e deve considerar as características dos alunos. Mas o teste é justamente para identificarmos o que ele sabe ou não.
Veja o último comentário da Micaela, por favor.
-
-
2 de maio de 2021 às 15:14 #12097
Victor Hugo Vieira Ribeiro Alves
ParticipanteAcredito que um dos pontos importantes no processo avaliativo é o professor entender a questão da individualidade de cada aluno, e buscar avaliar se houve uma progressão do mesmo, dentro dos objetivos propostos naquele plano de ensino.
Acho interessante também, o professor não somente avaliar a parte procedimental (parte mecânica do movimento), como geralmente ocorre, mas também se o aluno compreendeu o porquê de realizar o movimento de tal forma e as atitudes e comportamento do mesmo ao longo das aulas/competições.
-
2 de maio de 2021 às 16:22 #12100
Igor Goncalves Oliveira
ParticipanteÉ uma questão complexa, já que a estratégia adotada pelo professor dependerá muito da situação que ele está inserido e de qual maneira o aluno será avaliado. Em uma situação de escolinha e sem preocupação com o alto rendimento, o professor terá uma liberdade maior para alterar o seu planejamento e objetivos a partir da resposta e observação de seus alunos. Para isso, a sua intervenção deverá ser bem embasada com os objetivos definidos a curto, médio e longo prazo. Vale ressaltar que a avaliação não se restringe apenas as técnicas específicas dos nados, ela é ampliada para os aspectos comportamentais e cognitivos. Para uma avaliação num projeto de alto rendimento não há muita mudança, porém, é importante o professor analisar o cognitivo e a assimilação de informações do atleta em uma situação de aprovação, já que no mundo competitivo a evolução do atleta deverá ser rápida para apresentar o desempenho esperado.
-
2 de maio de 2021 às 16:55 #12107
Guilherme Tucher
MestreIgor, podemos testar e depois avaliar tudo aquilo que foi ensinado (ou que foi treinado, no caso de um atleta).
O teste deve ser coerente com o que foi ensinado. Não vejo essa proposta dele ser mais ou menos flexível ou modificável.
Se eu tenho um objetivo de ensino e dediquei algumas aulas para ensinar esse conteúdo, agora nós (professor e aluno) devemos saber o que foi adquirido.
-
-
2 de maio de 2021 às 16:52 #12105
Emanoella da Paz
ParticipanteVejo como essencial a avaliação do aluno também fora da atividade principal, como o relacionamento familiar e entre os demais colegas e com os professores. Podem acontecer situações em que o aluno refletirá nas aulas/treinos que não são especificamente do momento de aula, mas de outras situações que podem ser ajustadas ou conversadas para que interfira o mínimo no aprendizado/aprimoramento do aluno/atleta.
Ao levar em consideração essas situações, também acredito que a avaliação não deve ser feita em uma oportunidade apenas, mas durante todo o período de ensino, pois a avaliação em um dia isolado, pode não refletir todo o domínio do aluno sobre o aprendeu durante as aulas.-
2 de maio de 2021 às 16:55 #12108
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Emanoella.
Por isso existem diferentes tipos e momentos de testagem e avaliação.
-
-
2 de maio de 2021 às 17:25 #12127
Juliana Aguiar
ParticipantePenso que é de extrema importância o professor ter o pensamento que deve-se avaliar a turma em conjunto e no individual, pois cada aluno tem suas características e dificuldades. Além do fato de haver alunos que conseguem se desenvolver mais rápido do que outros por já possuir um bom conhecimento corporal e coordenação motora boa. Ressaltando que independente da idade se o aluno não possuir uma coordenação boa, e o individuo não focar nessa evolução ou trabalhar nela, o mesmo não conseguira ter uma boa qualidade de movimento, e facilidade em realizar as atividades.
Logo vale ressaltar, a importância de avaliar em grupo, para ver se os objetivos das aulas estão sendo alcançados, e com quais aspectos forma estão ocorrendo esse processo, se são mais lentos ou se possui facilidade em passar esses ensinamentos. E de maneira individual devido as características e dificuldades de cada um, e talvez realizar observações sobre qual seria a melhor maneira de passar o conteúdo de aula.-
5 de maio de 2021 às 9:46 #12176
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Juliana.
-
-
2 de maio de 2021 às 20:34 #12139
ErikaCorreia
ParticipanteAcredito que um professor antes de tudo deve ter ciência que aquele aluno está ali para ser testado e avaliado da forma que sejam identificadas no aluno o que ele sabe e não sabe fazer e a partir das respostas obtidas nesta avaliação, o professor trabalhe as valencias que precisam ser melhoradas no que aquele aluno ja sabe e pode melhorar e o que ele não sabe ou tem dificuldade de aprendizado, o professor busque meios e formas para fazer com que este aluno se sinta motivado para continuar na pratica do esporte. Para isso o professor ele deve buscar variações de um mesmo exercício, estimulando a repetição, mas de formas variadas.
-
5 de maio de 2021 às 9:47 #12177
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Érika. Ou seja, o teste e avaliação devem ser realmente úteis. Testar por testar, sem reflexão e mudança de comportamento (do professor e do aluno em relação a aula) não faz muito sentido.
-
-
3 de maio de 2021 às 11:01 #12145
Géssica Paula da Silva
ParticipanteO professor deve se preocupar principalmente se houve uma evolução do aluno e se os objetivos propostos para aquele nível foram alcançados. Além disso, observar as possíveis dificuldades dos alunos e dar um feedback, de forma individualizada, que mostre onde eles precisam melhorar, mas evidenciando sempre que eles são capazes com o objetivo de mantê-los motivados.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 12 meses atrás por
Géssica Paula da Silva.
-
5 de maio de 2021 às 9:48 #12178
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Géssica. Todos são capazes de aprender. Estamos falando de aprendizagem, de ensino de crianças e jovens. Não de desempenho competitivo.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 12 meses atrás por
-
3 de maio de 2021 às 17:40 #12159
Lucas Adão
ParticipanteComo foi visto durante esse módulo, o ato de testar e avaliar requer uma boa organização, evitando assim, avaliações generalistas que envolvam perguntas dicotômicas e subjetivas demais.
Pensando nisso, um ponto importante que o professor deve ter em mente ao avaliar é que o processo de aprendizagem possui diferentes fases, logo, avaliar apenas com “sabe” ou “não sabe” não é coerente, visto que, esse método abrange somente a parte final do processo, desconsiderando assim os períodos transitivos. Por isso, uma avaliação mais descritiva, somado com o aluno sendo o seu próprio parâmetro, é necessário para acontecer uma boa avaliação, podendo assim, ser traçadas estratégias mais claras para a continuação do processo de ensino – aprendizagem.-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 12 meses atrás por
Lucas Adão.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 12 meses atrás por
Lucas Adão.
-
5 de maio de 2021 às 9:50 #12179
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Lucas.
E mais uma vez fica claro que as “pontas” se amarram. Os objetivos levam a determinação do conteúdo de ensino. Os conteúdos direcionam a aula. O que ensinado nas aulas, durante um período, será avaliado.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 12 meses atrás por
-
3 de maio de 2021 às 20:59 #12164
Edimilson Lyra de Souza
ParticipanteUm ponto que me chama a atenção nessa questão do teste/avaliação, é a forma como o professor irá passar para o aluno o “feedback” sobre seu desempenho. A forma pode ser decisiva para a melhoria da qualidade dos movimentos envolvidos, como pode ser um gatilho para a descontinuidade da atividade de natação. O aluno tem expectativas quanto aquilo que está praticando, e também tem uma certa noção de seu desempenho, mesmo uma criança. Faço aqui analogias com a experiência que tive com um grande espectro de idades, nas aulas que ministrei de bateria. Muitas vezes o neófito tinha que ser incentivado, mas de forma didática e honesta, senão a desistência era certa. Quando falo didática, quero dizer uma forma de feedback que explique e relacione o desempenho alcançado com o processo necessário para alcançá-lo, mas que opte pelo enfoque do “copo meio cheio” e não do “meio vazio”. E quando digo honesta, quero dizer verdadeira, sem retoques ou incentivos com ocultas intenções comerciais.
Na natação, quando eu era aluno, me frustrei ao tentar entender e alcançar aquilo que o professor esperava de mim, e essa frustração foi decisiva na descontinuidade da minha experiência com essa prática.
Acho o retorno que os professores dão aos alunos, através de suas avaliações, fundamental para que se saiba onde se está. Penso que quando estamos fazendo algo de natureza física, como a prática da natação, não temos uma ideia precisa da qualidade dos movimentos que estamos fazendo, pois não conseguimos ver esses movimentos, e também isso não seria exequível. Somente uma pessoa que esteja nos observando pode falar algo a respeito, e se essa pessoa for o professor, suas observações quando apreendidas, funcionam como se fossem nossos olhos nos olhando e nos dizendo sobre o que estamos fazendo. E aí evidencio a possibilidade de um laço bastante interessante, onde o aluno passa a confiar plenamente na opinião que vem de seu professor, algo próximo de uma sinergia, onde aquilo que o professor diz é plenamente entendido e aceito, porque já existe um vínculo de confiança que possibilite essa fluidez.
Então talvez uma coisa bastante importante no processo de teste/avaliação seja a confiança estabelecida entre professor e aluno, ao longo do processo de aprendizagem.-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 12 meses atrás por
Edimilson Lyra de Souza.
-
5 de maio de 2021 às 9:54 #12181
Guilherme Tucher
MestreExcelentes considerações, Edimilson.
Os autores Knudson e Morrison, eu seu livro Análise Qualitativa do Movimento Humano, chamam esse momento do Feedback de intervenção (do professor).
Ela é tão importante quanto o “saber o que testar”, “saber testar” e “saber avaliar”. Afinal de contas, se o aluno não tiver o retorno do processo, … não faz sentido. Mas também não adianta ter um retorno ruim.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 12 meses atrás por
-
3 de maio de 2021 às 23:02 #12168
Rayane Goncalves de Souza
ParticipanteComo muito dos colegas já disseram, a avaliação do professor deve sempre levar em conta os objetivos propostos no planejamento. Acho que muitas vezes a avaliação ocorre equivocadamente como forma de comparação entre o desenvolvimento dos alunos, quando na verdade deve existir uma padronização dos critérios para que outros fatores não influenciem negativamente.
Outro ponto importante é que o professor deve levar em consideração na sua avaliação/observação como é o seu aluno, se é um aluno visual, auditivo ou cinestésico, pois o objetivo pode não ser alcançado por conta dessa questão.
Ah, muito importante também registrar todas essas observações, para que sirvam como demonstrativo da evolução do aluno e também de feedback para o professor quanto a acertividade do planejamento.-
5 de maio de 2021 às 9:56 #12182
Guilherme Tucher
MestreOu seja, Rayane. Testar e avaliar não são tarefas fáceis. Precisamos estar muito bem preparados para isso.
-
-
5 de maio de 2021 às 9:56 #12183
Guilherme Tucher
MestreAgradeço a participação de todos.
Como consta na programação, as discussões pontuadas desse fórum estão encerradas.
O prazo foi dia 3 de maio.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here