É doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco. No doutorado propôs um teste para avaliar a agilidade de jogadores de polo aquático que levasse em consideração a necessidade de tomada de decisão. No mestrado estudou sobre as respostas hormonais e de desempenho de nadadores submetidos a programa de treinamento.
É especialista em Esporte de Alto Rendimento (Comitê Olímpico do Brasil), em Treinamento Desportivo (UGF) e em Natação (UGF). Em seus cursos de especialização estudou sobre a evolução do desempenho de nadadores brasileiros nos 50-100 m nado livre durante período de formação esportiva, sobre periodização para nadadores e sobre a saída de bloco em natação competitiva. Para estes estudos foram produzidos trabalhos científicos que estão publicados em importantes revistas. Possui ainda curso de Gestão, Marketing e Direito Esportivo (FGV-FIFA), onde propôs uma metodologia de gestão estratégica para as secretarias municipais de esporte e lazer brasileiras com o objetivo de iniciar uma discussão sobre a formação de atletas nos municípios brasileiros.
A prática esportiva sempre fez parte da vida do prof. Guilherme – fruto de um grande incentivo de seus pais. Principalmente a natação, desde que ainda era um bebê. Em sua infância, quando ainda residia no Rio de Janeiro, praticou natação no Clube de Regatas do Flamengo. Neste mesmo clube, fez aulas de futsal e judô. Posteriormente veio a estudar no Colégio Nosso Lar. A escola oportunizou a participação em aulas e competições de natação e judô.
Na adolescência mudou-se para a Itaperuna, cidade localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. Por estar acostumado com a prática de atividades esportivas, uma das preocupações foi procurar um clube para que continuasse com suas aulas de natação. Além do mais, era momento de se fazer novas amizades e nada melhor do que o esporte. Após realizar um teste no Sesi Clube Itaperuna, foi aprovado para fazer parte da equipe competitiva de Natação. Como possuía experiência em outras modalidades, disputou também competições de futebol e basquete.
A participação em competições esportivas durante sua infância foi importante na sua posterior formação profissional no curso de Educação Física. Estas experiências oportunizaram conhecimento prático no esporte, que o ajudou muito na compressão da teoria. Durante a graduação foi monitor na disciplina de Natação e realizou seu trabalho de curso na temática do treinamento de força para nadadores velocistas.
Como estagiário, ainda na graduação, suas primeiras turmas foram de aprendizagem na natação. Planejar as aulas e pensar em boas estratégias de aprendizagem sempre foram suas maiores preocupações. Com isso tinha o objetivo de criar maior identificação dos alunos com a modalidade. Mas chegou um momento que dar um passo a frente foi importante. Então, em 2003, houve a oportunidade de formar a primeira equipe de natação competitiva da cidade para participar os Jogos Abertos do Interior. Como resultado formou-se a Equipe GT Swim.
De 2004 a 2011 diversos alunos/atletas aprenderam a nadar e treinaram com a Equipe GT Swim. Alguns deles se federaram e começaram a participar de competições na Região dos Lagos, Campos, Niterói e Rio de Janeiro. Foram anos importantes para o crescimento pessoal e profissional do professor Guilherme, como gestor e treinador. O destaque da equipe foi tão grande que por diversas vezes foram dadas entrevistas para a rádio, TV e jornais locais e do estado.
Também foi criado um site (www.natacaodeitaperuna.com.br) que destacava as competições participadas, atividades de treinamento (algumas disponíveis em: https://www.youtube.com/user/EquipeGTSwim) e promoção dos patrocinadores. Materiais como touca, camisa, agasalhos e banners foram feitos para divulgar os patrocinadores, a equipe e o site. Dos atletas que treinaram na equipe competitiva destaca-se o sucesso do Hugo Hoffmann, que ainda na época da GT Swim, representou o Botafogo em campeonatos Estaduais e Nacionais. Posteriormente o atleta teve a oportunidade de treinar no próprio Botafogo, na sede do Mourisco.
Ao longo deste período, o professor Guilherme continuou seus estudos. Realizou um curso de Gestão, Marketing e Direito Esportivo (FGV-FIFA) propondo uma metodologia de gestão estratégica para as secretarias municipais de esporte e lazer brasileiras com o objetivo de iniciar uma discussão sobre a formação de atletas nos municípios brasileiros. Fez dois cursos de especialização estudando sobre a saída de bloco em natação competitiva e a periodização para nadadores (Natação e Atividades Aquáticas; e Treinamento Desportivo, respectivamente).
Foi ainda aprovado em processo seletivo para participar do curso de especialização em Esporte de Alto Rendimento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), estudando sobre a evolução do desempenho de nadadores brasileiros nos 50-100 m nado livre durante período de formação esportiva. No mestrado estudou sobre as respostas hormonais e de desempenho de nadadores submetidos a programa de treinamento. No doutorado, realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), propôs um teste para avaliar a agilidade de jogadores de polo aquático que levasse em consideração a necessidade de tomada de decisão, tão importante na modalidade.
Entre suas vivências acadêmicas e profissionais cita-se a experiência como treinador de natação, na filmagem de vários atletas competitivos – utilizando inclusive o software Dartfish na natação e no polo aquático, na publicação de artigos científicos sobre natação e polo aquático, ministrando diversos cursos sobre aprendizagem e treinamento em natação e no esporte em geral, realizando palestras para atletas e estudantes, sendo supervisor de treinamento das equipes de polo aquático durante os Jogos Pan-Americanos no Rio-2007, atuando na Equipe Multidisciplinar de Pesquisa no Polo Aquático junto a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e participando como voluntário nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 junto a FINA .
Entre 2005 e 2016 foi coordenador dos cursos de graduação em licenciatura e bacharelado em Educação Física em uma instituição de ensino superior privada (UNIFAMINAS – Muriaé-MG), ministrando aulas na graduação e pós graduação. Entre 2016 e 2018 trabalhou no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Campus Rio Pomba), atuando no ensino médio integrado, no curso de licenciatura em Educação Física e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.
Atualmente é professor na Escola de Educação Física e Desporto (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), gerencia seu site (www.guilhermetucher.com.br) – escrevendo matérias principalmente sobre treinamento esportivo na natação e polo aquático – tem sua página de podcast, sua página no Facebook (
https://www.facebook.com/g.tucher
), Instagram (https://www.instagram.com/guilherme_tucher/) e YouTube (
https://www.youtube.com/GuilhermeTucherOficial
). Ainda é colaborador nas ações desenvolvidas pela GTSwim (www.gtswim.com.br).